FESTIVAL NACIONAL DE CHORO

Tempo de leitura: 2 minutos

O Festival Nacional de Choro reuni alguns dos principais nomes da música instrumental brasileira. Dia Nacional do Choro e aniversário do mestre Pixinguinha que era filho do músico Alfredo da Rocha Vianna, funcionário dos correios, flautista e que possuía uma grande coleção de partituras de choros antigos. Aprendeu música em casa, fazendo parte de uma família com vários irmãos músicos, entre eles o China (Otávio Vianna). Foi ele quem obteve o primeiro emprego para o garoto, que começou a atuar em 1912 em cabarés da Lapa e depois substituiu o flautista titular na orquestra da sala de projeção do Cine Rio Branco. Nos anos seguintes continuou atuando em salas de cinema, ranchos carnavalescos, casas noturnas e no teatro de revista.

Celebrado todo 23 de abril, o Dia do Choro vai entrar definitivamente para o calendário cultural oficial da cidade. Para festejar, uma maratona musical gratuita idealizada pelo Instituto Casa do Choro vai reunir grandes nomes em homenagem a Pixinguinha, com patrocínio da Prefeitura Do Rio, através da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Cordão do Boitatá, Choro na Rua convida Zé da Velha e Silvério Pontes, Os Matutos, Choro da Glória, Pedro Amorim, Marcelo Bernardes, o projeto Pixinguinha para Crianças e o bandão da Escola Portátil de Música estão na programação. Os shows vão começar simultaneamente em diferentes espaços até todos tomarem a direção do Largo da Carioca, onde a Orquestra Furiosa Portátil encerra a programação, com participação especial de Pedro Miranda, Pedro Paulo Malta e Nina Wirtti. O evento abre o centenário do choro-canção “Carinhoso”, composição feita em 1917 por Pixinguinha, nascido há 120 anos.

Seja um apoiador do Giro 0800 e ganhe vários prêmios Clique aqui 

SERVIÇO

FESTIVAL NACIONAL DE CHORO
Data: 23/04/2017

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

14h30 às 16h – Cinco eventos simultâneos:

• Barca Paquetá x Rio – Show na Barca* (concentração 14h, saída da barca 14h30): Pedro Amorim, Marcelo Bernardes e Choro da Glória

• VLT* do Choro (concentração 14h na estação Rodoviária, saída da barca 14h30): Roda de choro com Os Matutos

• Praça XV: Show “Pixinguinha para Crianças” voltado para o público infantil e Roda de choro do Cordão do Boitatá

• Rua do Ouvidor (em frente à Livraria Folha Seca): Roda do Choro na Rua, com participação de Zé da Velha e Silvério Pontes

• Largo da Carioca: Bandão da Escola Portátil de Música

*Passagens do VLT e Barca serão cobradas normalmente.

16h
Praça XV: Saída dos músicos em direção à Rua da Carioca

17h30
Largo da Carioca: Bandão e Coral da Escola Portátil de Música recebem os grupos para execução de “Carinhoso” e outras músicas de Pixinguinha. Grande encontro de encerramento, com a Orquestra Furiosa Portátil. Convidados Especiais: Nina Wirtti, Pedro Miranda e Pedro Paulo Malta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *