TAMBOR DE CUMBA

Tempo de leitura: 2 minutos

O Tambor de Cumba foi Fundado em 2011 pela bailarina e diretora artística Aninha Catão. O Tambor de Cumba é um grupo de estudos que tem como objetivo promover as tradições culturais de matriz africana a fim de conscientizar a respeito da importância da representação da cultura negra como ferramenta de empoderamento e integração social através das artes negras, sobretudo a dança, por meio de oficinas, palestras, rodas, vivências e espetáculos. Nosso objeto de estudo são as artes negras em geral, porém as trabalhadas com mais frequência são o jongo, o coco, o samba de roda, a ciranda, o maculelê, a capoeira, o afoxé, o maracatu e a dança afro contemporânea. O principal trabalho desenvolvido, atualmente, pelo grupo consiste em levar para zona portuária do Rio de Janeiro essa gama de danças afro-brasileiras estudadas, por meio de um evento mensal, intitulado Tambor no Valongo, realizado todo terceiro sábado do mês, desde 2013, no Cais do Valongo.

No próximo dia 15 de julho, terceiro sábado do mês, o Tambor de Cumba realiza mais uma edição do Tambor no Valongo, Especial Cais do Valongo – Patrimônio da Humanidade. Essa edição será ainda mais especial, pois celebraremos o reconhecimento do Cais do Valongo, terreiro da nossa roda, local de grande importância na história dos africanos escravizados, hoje símbolo de resistência, como Patrimônio da Humanidade. O Tambor de Cumba convida a todos para louvar toda a ancestralidade e representatividade desse local sagrado.

Contaremos nesse mês com uma Oficina de Jongo, com foco na dança, ministrado pelo grupo Tambor de Cumba.

O jongo é uma manifestação afro-brasileira de origem bantu, de louvor aos antepassados. No tempo da escravidão o jongo servia como forma de comunicação entre os escravos. Composto de canto, palmas, dança coletiva e percussão de tambores, o jongo está inserido no âmbito das chamadas danças de umbigadas. A manifestação é praticada em forma de roda, onde casais se revezam no meio da roda simulando gestos de umbigada. Tambu, batuque, tambor ou caxambu também são dominações pertinentes ao jongo.

..::::PROGRAMAÇÃO::::..

:: 16:00 :: Oficina* de dança com Tambor de Cumba: JONGO
:: 17:00 :: Jongo com Tambor de Cumba
:: 18:30 :: Coco com Tambor de Cumba
:: 19:15 :: Samba de Roda com Tambor de Cumba
:: 20:00 :: Encerramento

*A Oficina será por contribuição voluntária, sem sugestão de valor. Sinta-se a vontade para chegar e trocar sua energia com a gente!

…::::PRATO DO DIA::::…

Caldeirada de frutos do mar

Por < Iyalode Culinária de Terreiro >

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00 Clique aqui 

SERVIÇO

TAMBOR DE CUMBA
Data: 15/07/2017
Local: Cais do Valongo
Endereço: Avenida Barão de Tefé, s/n
Saúde – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 16 horas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *