ARRAIÁ DO CARDOSÃO DE LARANJEIRAS

Tempo de leitura: 2 minutos

O Arraiá do Cardosão de Laranjeiras vem ai com o grupo Samba de Lei e Thiago Torres, nos intervalos DJ Docarry. O Samba de Lei é umas das melhores rodas de samba do Rio de Janeiro. A roda é comandada pelo músico Thiago Torres. A Roda intitulada Samba de Lei conta com repertório da melhor qualidade incluindo Sambas da Velha Guarda da Portela, Cartola, Chico Buarque e Mestres do Samba.

História do Bairro de Laranjeiras

As águas do Rio Carioca — que descem do Corcovado, no Alto da Boa Vista — fizeram com que a região começasse, no início do século XVII, a ser ocupada por chácaras. Assim teve início a Região da Carioca, hoje Laranjeiras, bairro que abriga o Parque Guinle, o Fluminense Football Club e a sede do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), além do Palácio Guanabara, sede do governo do Estado do Rio de Janeiro, e do Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador do Estado.

Para o historiador e arquiteto Nireu Cavalcanti, de 69 anos, é impossível falar sobre a fundação do Rio sem mencionar Laranjeiras. Morador do bairro desde 1974, Cavalcanti lembra que era por esta região que escoava a melhor água da cidade. Era a área mais importante da cidade, pois é por onde corre o Rio Carioca. A bacia do rio era chamada de Região da Carioca. É dessa forma que os documentos antigos se referem quando alguma chácara instalada nessa região era citada — diz o historiador, destacando que, no fim do século XVIII e início do século XIX, a Região da Carioca começou a se dividir e passou a ter os bairros do Catete, do Flamengo e Cosme Velho.

Mas, com a inauguração de um chafariz em que jorrava a água do Rio Carioca, que ficou conhecido até hoje por esse nome foi o Largo da Carioca, no Centro. Muitos não sabem o motivo desse nome. E a origem é essa explica o historiador e o nome Laranjeiras tem relação com o bairro de mesmo nome em Lisboa, Portugal. No bairro da Zona Sul do Rio foi instalada a primeira linha de bonde, seguindo até o Largo do Machado. Também ficava a sede da maior fábrica de tecidos do Brasil, a fábrica Aliança; a primeira maternidade do Rio; o primeiro laboratório criado para produzir vacinas (o Instituto Pasteur) e o Instituto Nacional de Educação de Surdos .

E aqui também foi a residência da imperatriz Isabel. O fato de a princesa ter vindo, na época, para a área onde hoje é o Palácio Guanabara mostra como a história do império também se desenvolveu ali acrescenta Cavalcanti.

Fonte: O globo 

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00 Clique aqui 

SERVIÇO

ARRAIÁ DO CARDOSÃO DE LARANJEIRAS
Data: 08/07/2017
Local: Quadra do cardosão de laranjeiras
Endereço: Rua Cardoso Junior, 420
Laranjeiras – Rio de Janeiro
Horário: 14 horas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *