LA RICA BAND

Tempo de leitura: 3 minutos

La Rica Band começou em 2015, Fruto do coletivo homônimo, na recém-revitalizada zona portuária do Rio, quando Emma, argentino itinerante desse mundão e seu parceiro Kássio convocaram outros amigos – Eduardo, Yuri e Erick – para se juntar ao projeto; a intenção foi criar um coletivo que promovesse a cultura jamaicana em diversas linguagens: culinária, música e dança. Hoje a trupe são três hermanos e quatro tupiniquins, muito dos safadones, criando versões próprias de clássicos da música jamaicana, argentina e mesclado com um toque de brasilidade e, porque não, um pouco daquilo que TODO MUNDO CONHECE?

Desde Caetano até Toots & the Maytals. Passamos por várias formações e hoje a banda é:
Emma Condori – vocais e guitarra
Diego Tyrone – vocais
Kássio Cruz – guitarra
Maxi Antonio – trombone
Yuri Hildebrand – baixo
Eduardo Cesario – bateria
Erick Bernardes – bongô, chocalhos

A HISTÓRIA DO ROCK NA ARGENTINA

A história do rock sulamericano não difere muito da registrada nas demais partes do mundo, apesar de ter suas particularidades e curiosidades, a começar pela suas primeiras e principais influências. A primeira delas deve-se ao fato da totalidade de seus países, exceto o Brasil, falar espanhol, o que fez com o rock mexicano tivesse um peso inicial maior em sua formação.

Outras diferenças estão no campo social e político, especialmente, por conta das sucessivas ditaduras e golpes militares que se abateram sobre o continente sulamericano nas décadas de sessenta e setenta, com reflexos sobre as manifestações culturais em geral e sobre o rock em particular, resultando em repressão, censura e, mesmo, perseguição aos músicos.

Nascido nos Estados Unidos, o rock dos anos cinqüenta foi “traduzido” do outro lado da fronteira, por grupos como Los Teens Tops, Los Locos del Ritmo, Los Holigans e Los Ovnis, entre outros. O mais importante e influente deles foi Los Teen Tops, criado em 1959, e que manteve-se na ativa até 1962, gravando principalmente versões em espanhol de clássicos do rock and roll tradicional.

Antes disco, a também mexicana Gloria Rios gravou ‘El Relojito’, em 1956, enquanto no Peru, Los Millonarios del Jazz lançavam ‘Rock With Us (Rock’n’Roll)’ um ano depois. No Brasil, Nora Ney, antes ainda, em 1955, também fez seu cover para ‘Rock Around The Clock’, considerado o primeiro rock gravado no país. Ainda entre os pionerisos está o argentino Billy Cafaro, com ‘Marcianita’. Já no Chile, Peter Rock imitava Elvis Presley país afora.

A história o rock argentino é uma das mais interessantes de todos os países da América Latina, especialmente pelo fato de afirmar-se, desde o início, com formato musical próprio e letras em espanhol, desenvolvido especialmente pelos grupos Los Gatos (antes Los Gatos Salvajes), Manal e Almendra – uma espécie de pilar estrutural do rock argentino.

Fonte: http://senhorf.com.br/agencia/main.jsp?codTexto=4169

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00 conheça o projeto https://apoia.se/giro0800

SERVIÇO

LA RICA BAND
Data: 17/06/2017
Local: Bar do Nanam
Endereço: Rua Imperatriz Leopoldina
Centro – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 23 horas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *