TAMBOR DE ALELUIA

Tempo de leitura: 2 minutos

O Tambor de aleluia é uma grande confraternização . É chegada mais uma Semana Santa e com ela a hora de reunir! Vamos guarnicê! A Aleluia é um tempo de renascimentos e recomeços. Nessa data os tambores voltam a soar Brasil afora e para nós não seria diferente. Nosso grito de resistência vai ecoar na Praça da Harmonia comemorando 15 anos de festejo e de movimento junto ao Coletivo Três Marias no Rio de Janeiro. É dia de tirar a saia do armário, aquecer os tambores e celebrar a vida!

Programação:

15h – Gincana Cultural sobre a Pequena África
16h – Brincadeiras cantadas com Poranduba – canções e histórias
17h – Malhação dos Males com Cia de Mystérios e Novidades
18h – Ladainha
18h30 – Salva do Tambor
19h – Cacuriá
20h – Afoxé Filhos de Gandhi
21h30 – Boi Brilho de Lucas
22h30 – Tambor de Crioula

Realização: As Três Marias, Ponteio, Ifé Artes, Cia Mariocas, Cia de Mystérios e Novidades, Afoxé Filhos de Gandhi, Coletivo Matuba e As Panambis.

O TAMBOR DE CRIOULA

O Tambor de Crioula é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Seu local de origem e ocorrência é o estado do Maranhão, região Nordeste do Brasil, existindo grupos em municípios do litoral e do interior.

Trazido para o Brasil entre os séculos XVIII e XIX por escravos de diversas regiões da África, o Tambor de Crioula é uma forma de divertimento ou de pagamento de promessa a São Benedito (santo negro) e também a outros santos vinculados ao catolicismo tradicional, bem como a entidades cultuadas nos terreiros.

Os grupos de Tambor de Crioula são formados pelas coreiras, nome dado às dançarinas, pelos tocadores e pelos cantadores, conduzidos pelo ritmo ininterrupto dos tambores e pela influência do canto, culminando na punga ou umbigada.

A punga ou umbigada, parte principal da dança, é um movimento coreográfico no qual as coreiras, num gesto entendido como de saudação e convite, tocam o ventre uma das outras.

Muito embora se aproxime de outras danças de umbigada existentes na África e no Brasil, somente no estado do Maranhão ela é conhecida por Tambor de Crioula.

Fonte: fundaçãojoaquimnabuco 

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00 e ganha vários prêmios Clique aqui

SERVIÇO

TAMBOR DE ALELUIA
Data: 15/04/2017
Local: Praça da Harmonia
Endereço: Rua Sacadura Cabral, 57
Gamboa – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 15 horas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *