SAMBA REZA A LENDA

Tempo de leitura: 2 minutos

O Samba Reza a Lenda promove os mais belos sambas,  compostos por grandes mestres da música brasileira. A roda de samba está cada vez mais animada. Vai rolar arrecadação e distribuição gratuita de livros, através do Projeto Cartilha, que tem como objetivo difundir o hábito da leitura e espalhar informação. Além disso, o Coletivo Lobo Guará realizará ações voltadas para a arte urbana e para o cinema independente em comunidades insulanas.

HISTÓRIA DA UNIÃO DA ILHA 

A União da Ilha é uma escola de samba da cidade do Rio de Janeiro. Foi fundada em 7 de março de 1953 pelos amigos Maurício Gazelle, Quincas e Orphylo, que estavam na Estrada do Cacuia, principal local de desfile do carnaval da Ilha do Governador, assistindo à apresentação de pequenas escolas de samba e blocos de vários bairros da Ilha. Foi quando decidiram que o bairro do Cacuia deveria ter uma escola de samba que o representasse. Atualmente, a escola está sediada na Estrada do Galeão, no bairro do Cacuia.

A União da Ilha do Governador foi fundada por Maurício Gazelle, Joaquim Lara de Oliveira (o Quincas), Orphylo Bastos e mais 59 sócios. Manteve-se algum tempo entre o segundo e o terceiro grupos e em 1974, quando foi campeã do segundo grupo, obteve o acesso ao grupo principal, a partir do ano seguinte.

De 1977, com o enredo “Domingo”, a 1980, quando ficou em segundo lugar com o enredo “Bom, Bonito e Barato”, a União da Ilha fez bons desfiles. O samba “É hoje O Dia”, de 1982, é um dos mais conhecidos e regravados da história do Carnaval.[carece de fontes] A escola levou para a Sapucaí desfiles leves, baratos e animados. Esta seria a marca registrada da União da Ilha, mantida até hoje. Suas fantasias costumam ser leves, sem grandes esplendores, facilitando o desfile para o componente. A escola também consegue estabelecer uma boa comunicação com o público, sendo consideradas uma das mais simpáticas do carnaval carioca.[carece de fontes] O Amanhã foi o samba enredo da União da Ilha em 1978 e neste mesmo ano foi gravada por Elizeth Cardoso, mas foi com a primeira gravação de Simone, em 1983 (CD Delírios e Delícias e regravada no CD Simone ao vivo), que ela se popularizou.

Nessa festa especial, receberemos com muita alegria o Tempo do Onça, comunidade de samba paulista que trata nossa expressão cultural com o devido respeito e carinho. Formaremos uma grande roda de samba, onde integrantes dos dois movimentos participarão cantando e tocando canções que enriquecem o nosso samba.

Esperamos por vocês, seus familiares e amigos, para mais essa tarde / noite de confraternização na esquina mais feliz da Ilha do Governador. Como sempre, através do Projeto Cartilha, vamos distribuir livros, difundindo a informação, estimulando o hábito da leitura.

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00 Clique aqui

SERVIÇO

SAMBA REZA A LENDA
Data: 19/08/2017
Local: Bar do Leo Noelma
Endereço: Rua Capitão Barbosa, 568
Cocotá – Ilha do governador – RJ
Horário: 15 horas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *