CORDÃO DO PRATA PRETA

CORDÃO DO PRATA PRETA

Tempo de leitura: 2 minutos

O Cordão do Prata Preta convida para o seu aniversário. Mais uma primavera! Dessa vez o Cordão do Prata Preta estará debutando! 15 anos de muita alegria pelo bairro da Saúde e que se espalhou pelo Rio de Janeiro inteiro, arrastando e empolgando multidões.

Para comemorar essa data tão especial, estamos organizando uma grande festa na região portuária e fazemos questão da sua presença.

No próximo SÁBADO DIA 16, a partir das 16 horas, na Praça da Harmonia, teremos roda de capoeira para homenagear Horácio José da Silva, o Prata Preta, estivador, capoeirista, negro e um dos líderes da Revolta Popular de 1904, mais conhecida como Revolta da Vacina.
Em seguida, por volta das 17 horas, haverá o cortejo pelas ruas da região portuária, indo da praça até a rua da Gamboa , na altura do número 57* , onde será realizado o Samba Honesto do Prata Preta (começando por volta das 18 horas), que contará com a participação especial da exuberante e potente Margarete Mendes, a Negona do Axé.

CORDÃO DO PRATA PRETA

O Bloco foi feito em homenagem a Horácio José da Silva, mais conhecido como Prata Preta, era um capoeirista e estivador, morador da cidade do Rio de Janeiro. É considerado por muitos um símbolo de luta contra o governo durante a Revolta da Vacina, em 1904. Liderou mais de dois mil pessoas na barricada de Porto Arthur contra o exército.

Em 2004, quando a Revolta da Vacina completou 100 anos, um grupo de amigos do bairro da Saúde criou a Associação Carnavalesca e Cultural Cordão do Prata Preta com o objetivo de reconstruir a memória desse acontecimento e prestar homenagem ao capoeira Horácio José da Silva. O Cordão do Prata Preta desfila no sábado de carnaval pelas ruas e ladeiras do bairro da Saúde.

BAIRRO DA SAÚDE

A Saúde é um bairro de classe média e média baixa da Zona Central do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se às margens da baía de Guanabara, sendo um dos cinco bairros que abrigam o porto da cidade. É limitada com os bairros do Centro e Gamboa.[3] É o menor bairro da cidade, depois do Zumbi. É marcada pelo grande número de sobrados e por galpões do século XVIII. Após seis décadas de declínio socioeconômico, voltou a receber investimentos públicos e privados a partir do início do século XXI, através do projeto Porto Maravilha e do VLT do Rio de Janeiro. Desde 2010, o bairro tornou-se uma Área de Proteção Urbano-Cultural (Apruc), o que voltou a elevar o bairro no índice de valorização imobiliária.

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00, conheça o projeto CLIQUE AQUI  

Conheça o nosso canal no Telegram, se inscreva totalmente grátis EU QUERO 

SERVIÇO

CORDÃO DO PRATA PRETA
Data: 16/11/2019
Local: PRAÇA DA HARMONIA
Gamboa  – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 16 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.