CINEFOOT – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL

Tempo de leitura: 2 minutos

Na sua sétima edição o CINEfoot celebra a camisa número 7, aquela que sustenta histórias memoráveis do futebol tão marcantes quanto à célebre “10” que hoje tanto nos deixa órfãos nos gramados. Em todos os tempos na história do futebol há um momento marcante envolvendo a camisa 7 para contar e celebrar. Ariscos, decisivos, cheios de ginga, Charles Chaplin ou Fred Astaire, aqueles que vestem a 7 carregam uma responsabilidade extra.

A “Honraria Gol de Placa 2016” do CINEfoot será entregue simbolicamente aos ponteiros direitos, originalmente donos da 7, que tantas alegrias proporcionaram nos gramados, e também aos diversos outros camisas 7 que ao longo do tempo foram envergando esta tradicional camiseta em variadas posições definidas pelos esquemas táticos implementados pelos “professores”.

Entetanto, faz-se necessário deixar bem claro que temos um camisa 7 hors concours. Manoel Francisco dos Santos, ou simplesmente Garrincha, ou humildemente Mané, não deixa dúvidas sobre quem é o verdadeiro dono da camisa 7 de todos os tempos. Suas atuações encantadoras, seus dribles desconcertantes e sua descontração em jogar futebol, o elevaram a uma categoria de extraterrestre, gênio, mito. A alegria do povo. Com extrema naturalidade, o “Anjo das Pernas Tortas” passarinhou pelos gramados do mundo inteiro angariando uma multidão de admiradores. Segundo o mestre Armando Nogueira, para Mané Garrincha o espaço de um pequeno guardanapo era um enorme latifúndio.

No campo da cultura do futebol, a “Honraria Futebol Arte 2016” vai para o Museu da Pelada, a mais recente e brilhante iniciativa no campo cultural em defesa da identidade e promoção dos valores mais preciosos do futebol genuinamente praticado nos campos e fora das quatro linhas. A pelada, os boleiros, os causos e a construção permanente de um futebol de fantasia e irreverência plena, compõem o arco monumental elevado pelo Museu da Pelada de forma magnífica para celebrar o esporte mais popular do planeta. Só a pelada salva, minha gente.

SERVIÇO

CINEFOOT – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL
Datas: 19 a 24 de Maio de 2016

Locais:

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA
Endereço: Praia de Botafogo, nº 316
Botafogo –  Rio de Janeiro – RJ

PONTO CINE
Endereço: Estrada Camboatá, 2300
Guadalupe – Rio de Janeiro –  RJ

CINE JOIA (RIO SHOPPING
Endereço:  Estrada do Gabinal, 313, loja 205/206/207
Freguesia/Jacarepaguá –  Rio de Janeiro –  RJ

CINEMAISON
Endereço: Avenida Presidente Antônio Carlos, 58
Centro –  Rio de Janeiro – RJ

CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL
Endereço: Av. Rio Branco, 241
Centro – Rio de Janeiro –  RJ

CINE TEATRO EDUARDO COUTINHO
Endereço: Avenida Dom Helder Câmara, 1184
Benfica –  Rio de Janeiro – RJ

Maiores informações no site do evento Cinefoot

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *