AULA ABERTA DE DANÇA AFRO COM ANA CATÃO

AULA ABERTA DE DANÇA AFRO COM ANA CATÃO

Tempo de leitura: 1 minuto

Para inaugurar a estátua de Mercedes Baptista, a primeira bailarina negra do Teatro Municipal percussora e responsável pela difusão e valorização da cultura afro-brasileira através da dança vai acontecer  a aula aberta de dança afro com Ana Catão. Composta por dois momentos, a oficina trabalhará a dinâmica dos movimentos corporais através da gestualidade e a importância e representação da cultura afro-brasileira para a formação da identidade brasileira.

No primeiro momento serão abordadas as danças populares com objetivo de fazer uma viagem por diversas regiões do Brasil apresentando as peculiaridades das culturas regionais através de suas manifestações populares. As abordadas serão: jongo, coco, maracatu, samba de roda, tambor de crioula e afoxé. Cânticos, histórias e curiosidades das manifestações também serão apresentados.

No segundo momento, a dança afro entra em cena abordando a saga dos 16 Orixás através da sua gestualidade mitológica. Com inspiração no candomblé ketu, os movimentos serão trabalhados de forma contemporânea incorporando as noções clássicas de dança, formando o que chamamos de balé dos Orixás. Relação do Brasil com as divindades africanas, história e mitos dos Orixás também serão abordados.

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00 Eu Quero 

SERVIÇO

AULA ABERTA DE DANÇA AFRO COM ANA CATÃO.
Data: 20/10/2016
Local: Largo de São Francisco da Prainha
Saúde – Rio de Janeiro _ RJ

Programação:

19 horas – Exibição de Pequenos Documentários Sobre Mercedes Baptista na Casa Porto. Largo da Prainha 04 – sobrado.

20 horas – Dança dos Orixás no Largo da Prainha.

 

2 Comentários


  1. Perdi este evento de dança afro com a Ana Catão.
    Como faço pra entrar em contato com a bailarina Ana Catão? Gostaria de saber se ela vai realizar a mesma apresentação em uma outra data e o local?
    Muito me interessa. Aguardo um contato dela e a agenda.
    Obrigada.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.