ANIVERSÁRIO RUI ZILNET

ANIVERSÁRIO RUI ZILNET

Tempo de leitura: 2 minutos

Aniversário Rui Zilnet. Rui Zilnet é fotojornalista, com atuação por mais de 30 anos em alguns dos principais veículos da imprensa nacional, em coberturas de eventos do cotidiano urbano e rural, de origem policial, política, comportamental, esportes e eventos culturais.

Nos últimos anos vem dedicando-se ao acompanhamento e registro das manifestações da Cultura Popular de matrizes africanas junto aos principais grupos de capoeira e danças populares no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil, buscando sempre a difusão, valorização e preservação da memória cultural.

Ao longo de sua carreira profissional tem participado de inúmeras exposições coletivas e individuais que abordam os mais diversos temas, além de atividades ligadas à fotografia, como palestras, oficinas e workshops, junto a unidades das mais diversas instituições em diversos estados do país. Neste ano, suas obras destacam-se em algumas das mostras coletivas do FotoRio em comemoração aos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro.

Confraternização em comemoração aos 71 anos do fotógrafo Rui Zilnet, com a presença de ilustres mestres de capoeira e vários grupos de manifestações da Cultura Popular, além de exposição de fotos no salão.

A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA

A etimologia de fotografia explica que, em grego, “fós” significa luz e “grafis” estilo/pincel. Mas o significado completo é: desenhar com luz e contraste. E, não por coincidência, essa também é a resposta da pergunta teórica.

Embarcar no conhecimento da história da fotografia vai mostrar que, se hoje em dia um fotógrafo não pode ser considerado profissional sem entender da velocidade do obturador, sobre o ISO, diafragma, zoom, entre outros, há mais de um século eles eram obrigados a fotografar – pasmem – sem ter uma câmera em mãos.

Para conhecermos a história da fotografia, precisamos voltar no tempo cerca um milênio.

A primeira descrição de algo semelhante à uma máquina fotográfica foi escrita pelo árabe Alhaken de Basora, que viveu há aproximadamente 1000 anos.

Ele descobriu que imagens se formavam no interior de sua tenda quando a luz do sol passava pelas frestas do tecido. Algo muito parecido com desenhar com luz e contrastes, certo?

Tal técnica foi utilizada anos mais tarde, formando silhuetas a partir da luz solar, para ajudar artistas a realizar suas pinturas.

Fonte: Fotografiamais 

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00, conheça o projeto EU QUERO 

SERVIÇO

ANIVERSÁRIO RUI ZILNET
Data: 31/08/2019
Local: Rua Cândido Mendes, 891
Glória – Rio de janeiro – RJ
Horário: 10 h às 22 h

Programação:

10 horas: Abertura com roda de Capoeira conduzida pelos mestres presentes, com a presença confirmada de muitos mestres amigos.

14 horas: Rodas de Danças Populares
Jongo – Samba de Roda – Maracatu – Tambor de Crioula
Coco de Roda
Grupos confirmados:
Jongo da Lapa, Zanzar, Afrolaje, Mariocas e
Reconca-Rio.

19 horas: Pagode

– Exposição de fotos no salão.

Haverá uma copa com venda de bebidas e comidas, com várias opções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.