FEIRA AFRO OSISE

FEIRA AFRO OSISE

Tempo de leitura: 2 minutos

Feira Afro OSISE que em iorubá quer dizer  (trabalhador) retrata a chegada do trabalhador na Região Portuária do Rio de Janeiro, local de chegada do maior número de escravos no mundo, vindos de diferentes países da Africa, reproduzindo essências culturais, em forma de arte, saberes gastronômicos, religiosos, moda e etc.

Trata-se de uma Feira Afro com diversidades trazidas por historiadores, moradores locais, trabalhadores, entre outros, numa grande troca de conhecimentos:
– Gastronomia
– Artesanato
– Moda
– Música
– Dança
– Apresentações teatrais
– Cooperativas sociais
– Atividades infantis
– Bebidas em geral

O evento começa as 12h e se estende até as 22h, com atrações desde a Pedra do Sal, seguindo pela Rua de São Francisco da Prainha, chegando até ao Largo de São Francisco da Prainha (estátua da Mercedes).

Teremos dois espaços de atividades para as atrações. Palco 1 na Pedra do Sal e Palco 2 no Largo da Prainha.

A programação contará com um grande número de artistas, produtores, desenvolvedores e ativistas locais da região Portuária do Rio, conhecida como PEQUENA ÁFRICA.

A importância do lugar: No inicio eram as mãos trabalhadoras. Somos o pilar, a porta de entrada do progresso e cultura. Desde o séc. XVI, a chegada de navios negreiros trazia consigo a essência de um povo trabalhador.

O Largo de São Francisco da Prainha, popularmente conhecido como Largo da Prainha, é um largo situado no bairro da Saúde, na Zona Central da cidade do Rio de Janeiro.

Antes da construção do Porto do Rio de Janeiro, situava-se no local uma pequena praia, denominada Prainha, que se estendia até onde hoje é a Praça Mauá.

O largo recebeu esse nome por estar situada próxima à Igreja de São Francisco da Prainha, erguida em 1696 por ordem do Padre Francisco da Motta. De estilo barroco jesuíta, a igreja foi doada em testamento para a Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, hoje Ordem Franciscana Secular, no ano de 1704.

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00, conheça o projeto EU QUERO 

SERVIÇO
FEIRA AFRO OSISE
Data: 04/05/2019
Locais: Pedra do Sal e Largo de São Francisco da Prainha
Praça Mauá -Rio de Janeiro – RJ
Horário: 09 h às 22 h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.