FEIRA MEDIEVAL CARIOCA

FEIRA MEDIEVAL CARIOCA

Tempo de leitura: 2 minutos

A Feira Medieval trás Luta de espadas, arco e flecha, danças e muito mais. A cultura medieval é o grande mote do evento. Os estudos da Idade Média geralmente se referem à Historia da Europa, em particular à parte Ocidental. Mas não pode generalizar os aspectos históricos de uma região para o restante do planeta, pois cada lugar tem suas especificidades, sua história.

Além disso, nessa época que passaremos a estudar, o mundo não estava interligado como hoje, os contatos entre os povos e as regiões eram muito precários e, em alguns casos, inexistentes. O período da Idade Média foi tradicionalmente delimitado com ênfase em eventos políticos. Nesses termos, ele teria se iniciado com a desintegração do Império Romano do Ocidente, no século V (476 d. C.), e terminado com o fim do Império Romano do Oriente, com a Queda de Constantinopla, no século XV (1453 d.C.), também chamado de Império Bizantino e pela chegada dos europeus à América.

Entre esses marcos, passaram-se cerca de mil anos. Foi um tempo em que os europeus viveram, em sua maioria no campo, restritos a propriedades que buscavam sua autossuficiência. A sociedade – muito diferente daquela do Império Romano – era rigidamente hierarquizada e marcada pela fé em Deus e pelo controle da Igreja católica, sem dúvida a instituição mais poderosa de toda a Idade Média. O poder político era descentralizado, isto é, estava nas mãos de inúmeros senhores da terra.

Por todas essas características, muitos estudiosos acabaram chamando esse momento de Idade das Trevas. Eles acreditavam que o mundo medieval tinha soterrado o conhecimento produzido pelos gregos e romanos. O estudo dos fenômenos naturais e das relações sociais por meio da observação, por exemplo, teria sido substituído pelo misticismo religioso.

O certo é que durante esses mil anos a sociedade europeia construiu grande parte de seus valores culturais, que iriam se espalhar por todo o mundo a partir do século XV, com as Grandes navegações. Valores que são, até hoje, plenamente perceptíveis.

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00, conheça o projeto EU QUERO 

SERVIÇO

FESTIVAL MEDIEVAL CARIOCA
Data: 16/11/2019 a 17/11/2019
Local: Arena Socioambiental (próximo à Praça do Skate).
Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, 12
Glória – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 10 horas às 18 horas

3 Comentários


  1. André muito obrigada por divulgar e nos dar a honra de comparecer a Feira Medieval, a próxima será em agosto, assim que a data for confirmada te aviso, quero vc e Mônica lá de novo, abraços!!

    Responder

      1. Bom dia André!

        Mais uma vez obrigada pela divulgação da Feira no seu blog!!

        Nem preciso dizer que espero você e Mônica lá para tomarem um hidromel conosco!!

        Abraços!!
        Heloisa

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.