FESTA LITERÁRIA DE SANTA TERESA

FESTA LITERÁRIA DE SANTA TERESA

Tempo de leitura: 2 minutos

Festa literária de Santa Teresa , sem fins lucrativos, organizada pelo Centro Educacional Anísio Teixeira – CEAT, em Santa Teresa, Rio de Janeiro. Festa realizada anualmente em Santa Teresa, organizada pelo Centro Educacional Anísio Teixeira – CEAT. Há apresentações literárias, teatrais, musicais, artísticas, mesas redondas, debates, lançamentos de livros e contações de histórias.

A HISTÓRIA DE SANTA TERESA

Conhecido mundialmente e desde sempre conservando charme, beleza e história, o bairro de Santa Teresa é, sem dúvida, um dos mais importantes da cidade do Rio de Janeiro. A região tem memórias que sempre valem o destaque. O bairro surgiu em torno do convento de Santa Teresa, erguido na colina, durante o século XVIII. Inicialmente, a região foi ocupada por pessoas muito ricas, que construíram casarões inspirados na arquitetura francesa da época, muitos dos quais estão de pé até hoje em dia.

O clima, mais fresco que na parte baixa da cidade, e outras questões atraiam e muito os imigrantes europeus que chegavam ao Brasil. “Quando houve a abertura dos portos, os estrangeiros bateram os olhos para Santa Teresa, devido ao regime de ventos, que deixa a área mais fresca. Além disso, por ser mais distante do centro urbano da cidade, muitas pragas e doenças como a Febre Amarela, não chegavam àquela área”, relatou o historiador Álvaro Braga em 2013, em um documentário sobre o bairro.

O que antes era um alento para poucos, virou a solução de muitos. Devido a esse favorecimento geográfico, por volta de 1850, a região foi intensivamente ocupada pela população que fugia da epidemia de febre amarela. Duas décadas mais tarde, um veículo, que marca o bairro até os dias atuais, passou a dar as caras no Rio de Janeiro. Em 1872, começou a rodar o bonde (veja a história do Bondinho de Santa Teresa) que passava pelas Ruas Joaquim Murtinho e Almirante Alexandrino. Inicialmente, o bonde era tracionado por tração animal. Depois, foi dotado de motores e rede elétrica.

O bonde de Santa Teresa foi inaugurado em 1896, durante a República Velha, quando o Brasil era presidido por Prudente de Morais. A fuga da febre amarela e outras doenças e, principalmente, a presença do bonde somaram para o desenvolvimento do bairro.

Fonte: diariodorio

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00  EU QUERO

Mais informações no site do evento FLIST

SERVIÇO

FESTA LITERÁRIA DE SANTA TERESA
Data: 27/04/2019  e 28/04/2019
Local: Parque das Ruínas
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169
Santa Teresa – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 10 h às 18 h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.