FOLAKEMI QUINTETO

Tempo de leitura: 2 minutos

O Coletivo Quermesse e a Fábrica Nômade Sonora apresentam o Folakemi Quinteto. Folakemi é uma cantora inglesa com ascendência nigeriana. Passou a infância entre as cidades de Liverpool e Londres, onde, por influência dos pais, teve acesso a albuns clássicos do jazz, soul e afrobeat como Billie Holiday, George Benson e Fela Kuti. Desde então nasceu seu interesse pela música, começando a cantar em “jam sessions” de jazz organizadas por amigos. Logo depois teve a oportunidade de estrear no lendário “Glastonbury Festival” (o “Woodstock” da Inglaterra) à frente da banda “Colonel Makessa”. Apresentou-se nesse festival por dois anos consecutivos.

Em sua passagem pelo Rio de Janeiro no final de 2010, tem seu primeiro contato com o cantor e compositor André Severo que lhe apresenta um vasto acervo de artístas brasileiros. Dona de um timbre ímpar, que remete facilmente às divas imortais do jazz como Nina Simone permeando pelo pop contemporâneo da cantora Amy Winehouse, Folakemi se apaixona pelo swing e requinte da música brasileira, começando a ensaiar um repetório despretenciosamente, o lado do músico, apenas pra se divertir nas reuniões com amigos.

Começa então a surgir uma proposta onde ambas as raízes se encontram: a voz jazzística e imponente de Folakemi com o swingue brasileiro do violão de André Severo, sugerindo uma mistura de samba, jazz e soul entre outros ritmos.

Em 2012 Folakemi decide abandonar de vez os serviços burocráticos de escritório em Londres e retornar ao Brasil assumindo de vez seu lado artístico, iniciando então sua carreira como cantora profissional. O “Folakemi Quinteto” liderado por Folakemi e André Severo tem se apresesentado na cidade maravilhosa (Rio de Janeiro) tocando jazz, neo-soul, blues, reggae… Definindo sua personalidade musical através de um repertório repleto de swing e versatilidade.

O quinteto conta com o auxílio luxuoso dos músicos Ebano Machel no baixo, Francisco Sartori nos teclados, e Davidson Ilarindo na bateria além de André Severo na guitarra e Folakemi nos vocais.

SERVIÇO

FOLAKEMI QUINTETO

Data: 18/10/2015
Local: Largo de São Francisco da Prainha
Gamboa – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 17 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *