GAMBOA DE PORTOS ABERTOS

GAMBOA DE PORTOS ABERTOS

Tempo de leitura: 2 minutos

Gamboa de Portos Abertos. O bairro da Gamboa recebe entre os dias 24 e 26 de maio o Festival Gamboa de Portos Abertos, evento que reúne arte, música, literatura, teatro e gastronomia. A maioria dos estabelecimentos que abre as portas de sexta-feira a domingo fica no entorno da Praça da Harmonia. “O bairro da Gamboa sempre foi um lugar de luta e resistência. Hoje, mais que nunca, precisa se conhecer, unir e mostrar toda a sua criatividade, força de vontade de inovar e preservar”, diz Paulo Pelá, um dos realizadores do evento, dono da Casa Gamboa. O estúdio e galeria de arte na Rua do Livramento receberá shows intimistas e oferecerá a “cozinha experimental” de Aline Onça.

A programação tem início às 10h de sexta-feira no Sebo nas Canelas, com workshop gratuito de encadernação. Entre as atividades há oficina de cozinha experimental vegana, shows, visitas guiadas pela região e oficina de perna de pau. Entre nomes confirmados estão o grupo de forró Pé de Serra, Bárbara Buck, professora de Flamenco, e a artista Simone Melo.

HISTÓRIA DO BAIRRO DA GAMBOA 

Durante o final do século XVIII e boa parte do século XIX, a região onde hoje fica o bairro da Gamboa era um dos locais preferidos da aristocracia carioca.

A partir do final do século XIX, a Gamboa foi perdendo seu status. Neste período, a aristocracia passou a ocupar os bairros do Catete, Glória, Flamengo, Botafogo e Laranjeiras, fugindo da proximidade com o porto – que antes era um atrativo.

“Com o fim da Guerra dos Canudos, em 1897, a Gamboa, através de um incentivo do Estado, recebeu um grande número de soldados que lutaram nesta batalha. Esses homens, com suas famílias, passaram a ocupar a área, principalmente o Morro da Providência”, conta Maurício Santos.

Já em 1981, a região foi oficializada como bairro. O bairro da Gamboa. Por um tempo, a região cresceu de forma desordenada e sem muitos recursos públicos ou privados.

Todavia, mais recentemente, o bairro ganhou muitos atrativos, sobretudo, ligados às reformas em toda a Região Portuária. Cidade do Samba, Vila Olímpica e AquaRio ficam na Gamboa.

Fonte: DiariodoRio

Confira o mapa digital com os estabelecimentos participantes: Mapa digital 

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00, conheça o projeto EU QUERO 

SERVIÇO

GAMBOA DE PORTOS ABERTOS
Data: 24/05/2019 , 25/05/2019 e 26/05/2019
Horários:
24/05/2019 (Sexta-feira)
Horário: 10h às 00h

25/05/2019 (Sábado)
Horário: 9h às 00h

26/05/2019 (Domingo)
Horário: 9h às 22h

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.