HONK RIO – FESTIVAL DE FANFARRAS ATIVISTAS

Tempo de leitura: 4 minutos

O HonK Rio – festival de fanfarras ativistas e música de rua, nasceu em Boston (EUA) , e acontece em várias cidades dos EUA (Nova York, Providence, Seattle, Austin…) e agora também em outros países (Austrália e aqui no Brasil). Trazem em sua programação shows especialmente nas ruas, além de workshops, algumas festas em casas noturnas, um dia de debates e um dia de cortejo com todas as fanfarras juntas. A seleção de brass bands inclui não só as “fanfarras ativistas” ou engajadas, mas a construção e integração de artistas e cidadãos para transformação para um mundo melhor se dá no próprio processo de produção do festival – colaboracionismo, voluntariado, cooperação e coletividade.

O processo de construção e produção do Festival, é a peça fundamental do conceito do Honk Rio – Festival de Fanfarras ativistas: a produção é feita pelos próprios músicos das fanfarras. E nesta construção, os princípios de direitos humanos, justiça social, ecologia e uma sociedade ativa, participativa permeiam todo festival.

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00 Clique aqui

Conheça o nosso canal no Telegram, se inscreva totalmente grátis EU QUERO 

PROGRAMAÇÃO:

Corações nas Ruas! O Honk Rio começa agora!!!

De 1 a 5 de novembro pelas Ruas , os Espaços Públicos (!) da cidade do Rio de Janeiro:
Centro , Cinelândia , Tijuca , Complexo do Alemão , Santa Teresa , Leme , Campo Grande , Lapa , Rocinha

Abriremos o festival HONK RIO 2017 com uma roda de conversas na Fundição e Progresso, na Lapa.
A partir das 19hs assuntos de interesse de todo cidadão , além de temas mais ligados ao movimento estarão sendo os assuntos para todos interagirem e trocarem experiências

Ao final , as 22hs , o momento de homenagem do Honk Rio 2017, ao Songoro Cosongo , banda precursora do movimento do nosso movimento, o Neofanfarrismo, que surgia no Rio de Janeiro a quase 10 anos atrás.

O Bloco do Honk tocará músicas destes que foram a 1a banda do movimento, ao mostrar nas ruas o formato de SOPRO e PERCUSSÃO em releitura das fanfarras tradicionais, uma antropofagia musical em que não só gêneros e rítmos tradicionais se revelava tão naturalmente pelas ruas e praças como uma nova possibilidade.

O Songoro Cosongo ainda abriu portas de diversos estabelecimentos e casas de shows para a valorização deste gênero , como foi por exemplo no Circo Voador , onde pras suas aberturas de shows, o Songo colocou as fanfarras pela 1a vez.

Além disso tudo , como se não bastasse, também inseriu no contexto do movimento a questão pedagógica (não tradicional aos formatos de bandas com sopros), uma pedagogia mais orgânica, interativa e musical , mais emancipatória, na forma em que os músicos aprendiam e repassavam as músicas.

SALVE O SONGORO COSONGO!!!
Salve o Neofanfarrismo!!

IMPERDÍVEL: Este ano temos a maior honra de receber no HONK RIO , e pela primeira vez no Brasil, os fundadores do festival HONK , vindo diretamente de Sommerville, região de Boston nos EUA, nada menos do que os próprios SECOND LINE SOCIAL AID AND PLEASURE SOCIETY (EUA)

Outro destaque ainda está pelo heroísmo em retornar ao HONK RIO, os incríveis MINOR MISHAP, atravessando continentes, que vieram ano passado e são outra banda ícone dos festivais HONK nos EUA e mundo a fora!

São no total 4 bandas estrangeiras e mais 5 de outros estados do Brasil, num total de 28 brass bands juntas nestes 5 dias que virão!!

SECOND LINE SOCIAL AID AND PLEASURE SOCIETY (EUA)
MINOR MISHAP (EUA)
CIMARRONA LA ORIGINAL DOMINGUENA (COSTA RICA)
ORQUESTA CALLEJERA BAILLABLE (ARGENTINA)
OS SIDERAIS
BAGUNÇO
FANFARRADA
UNIDOS DO SWING (SP)
SOPRA QUE SARA (MG)
DAMAS DE FERRO
FANFARRA BLACK CLUBE
CRISPY RIO BRASS BAND
CALANGO CARETA (DF)
FAVELA BRASS
TROMBETAS CÓSMICAS DO JARDIM ELÉTRICO
SAGRADA PROFANA (MG)
BATE E SOPRA (RS)
HEY HO BRASS BAND
BIQUINIS DE OGODÔ CONVIDAM SUNGAS DE ODARA
BLOCO DAS TUBAS
BESAME MUCHO
METAIS PESADOS
ATAQUE BRASIL
SINFÔNICA AMBULANTE
MAROFAS GRASS BAND
ORQUESTRA VOADORA
RAGGA BRASS
e
BLOCO DO HONK!

HOMENAGEADOS DO HONK RIO 2017 : SONGORO COSONGO!!!

SERVIÇO
Data: 01/11/2017 à 05/11/2017
Locais: Centro , Cinelândia , Tijuca , Complexo do Alemão , Santa Teresa , Leme , Campo Grande , Lapa , Rocinha

Maiores informações no site do evento HONK RIO 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *