JARDIM SECRETO DE PAQUETÁ

Tempo de leitura: 4 minutos

Jardim Secreto de Paquetá é um espaço onde acontecem atividades culturais. O primeiro registro que temos da ilha é de 1555, quando André Thevet, cosmógrafo da expedição de Villegaignon, descobre Paquetá em sua missão para fundar a França Antártica. Esse registro é anterior à própria fundação da cidade do Rio de Janeiro. Em 18 de dezembro de 1556, o Rei da França, Henri II, reconhece as descobertas de Thevet (que na realidade ocorreram em dezembro de 1555) e nessa data é hoje celebrado o aniversário de Paquetá.

Estácio de Sá vem ao Brasil com a missão de derrotar os franceses e colonizar as novas terras. Com a aliança dos índios Temiminós vence os inimigos, aliados aos Tamoios e em 1565 funda a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano e cumprindo sua missão colonizadora, a Ilha de Paquetá é doada por Estácio de Sá, sob a forma de duas sesmarias, a dois de seus companheiros de viagem. A parte norte, a Inácio de Bulhões (hoje chamada bairro do Campo pelos comunitários), e a parte sul (bairro da Ponte) a Fernão Valdez.

O lado sul da ilha teve colonização mais rápida e o lado norte se caracterizou pela formação da Fazenda São Roque, com sua extensa área agrícola e criação de gado.

É nas terras da Fazenda São Roque que é erguida em 1697 a primeira capela da ilha, a Capela de São Roque, o padroeiro da ilha. Até então a comunidade tinha que atravessar a Baía de Guanabara até Magé para participar de seus cultos religiosos. Mas Paquetá, mesmo com a Capela de São Roque, ainda continua vinculada eclesiasticamente (e administrativamente) à Freguesia de Magé.

Em 1763, foi construída, também em terras de um proprietário local, a Capela original do Senhor Bom Jesus do Monte da Ilha de Paquetá (no lado sul da ilha), incluindo a doação à Igreja de terras e construções, com a condição (mais que religiosa, mas também econômica) de que fosse uma paróquia local, desvinculada da Freguesia de Magé.Em 1769, Paquetá foi desvinculada de Magé, gerando rivalidades internas na ilha quanto a qual seria a Matriz, São Roque ou Bom Jesus, e protestos eclesiásticos de Magé pelas perdas. Em 1771, no entanto, esse edital é anulado e Paquetá é novamente integrada à Freguesia de Magé.

Finalmente, já com a Família Real no Brasil e o Príncipe Regente frequentando Paquetá, um alvará especial de D. João cria a Freguesia do Senhor Bom Jesus do Monte. Em 1833, por decreto Imperial, a Ilha de Paquetá fica totalmente independente de Magé e passa a pertencer ao município da Corte. Em 1903, os distritos de Paquetá e Governador são unidos no Distrito das Ilhas, incorporando ilhas e ilhotas ao redor.

Em 1961, o governador do estado da Guanabara cria o Distrito Administrativo de Paquetá e, em 1975, com a fusão da Guanabara e do Rio de Janeiro, a Ilha de Paquetá passa a pertencer à cidade do Rio de Janeiro, constituindo sua XXI Região Administrativa.

Fonte: ilhadepaqueta 

Venha viver essa experiência inesquecível em Paquetá com música ao vivo, poesia, exposição fotográfica, performance teatral, DJ e bazar (brechó e novidades).

Programação:

13h graffiti ao vivo com Márcio Graffiti e convidados

13h poesia | Katia Pinno

14:20 poesia | Lívia Prado
14:40 poesia | Luiza Cavini

15h Bateria Fina Batucada e Mestre Riko

15h40 Performance Teatral | Viviane dos Santos
16h Poesia | Thiago Mathias
16:20 Poesia | Carolina Rocha

17h Show | Neyla Durães, Renato Duarte, Carlos Bria, Lulla Matos

18h Show | Dulcineia Enferrujada

18:40 Performance |Isabella Souza
18:50 Poesia | Christiana Nóvoa

19h Festa Erva Venenosa |
Pista com DJ CiganoLeo

Artes Visuais | Exposições:

Tarso Gentil | Telas
Márcio Graffiti | Telas
Ana Pinta | Fotografias

Bebidas e Guloseimas à venda no local (aceitamos cartões e tudo num preço super honesto)

Bazar com novidades e brechó

Traga 1kg de açúcar para contribuir com o projeto lindo do iluminado Helly Ferreira.

Realização Jardim Secreto Produções

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00, conheça o projeto CLIQUE AQUI 

Conheça o nosso canal no Telegram, se inscreva totalmente grátis EU QUERO 

SERVIÇO

JARDIM SECRETO DE PAQUETÁ
Data: 21/01/2018
Endereço: Praia das Gaivotas, 710. (Espaço 710).
Paquetá – Rio de janeiro – RJ
Horário: 13 h às 21 h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *