ORQUESTRA DE SOLISTAS DO RIO DE JANEIRO

ORQUESTRA DE SOLISTAS DO RIO DE JANEIRO

Tempo de leitura: 3 minutos

Em 1808, a chegada da corte ao Rio de Janeiro revelava uma surpresa aos nobres portugueses. o príncipe D. João VI, emocionado ao ouvir a música do padre José Maurício em sua corte, arrancou a comenda de um nobre que estava próximo a ele e a pregou na batina do músico negro, filho de um alfaiate e de uma filha de escravos.

Nascido na Rua da Vala ( atual rua Uruguaiana) , esse gênio da nossa música tornou-se rapidamente mestre da capela real, deixando um grande número de composições. Seu famoso “Réquiem” foi considerado pelo escritor Mario de Andrade uma das obras-primas da música religiosa no Brasil.

No dia da consciência negra a Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro ,em mais um tributo `a cultura brasileira e aos diversos matizes que a compõe, traz ao público no estupendo e emblemático cenário da Igreja da Candelária obras deste compositor fundamental da nossa música, ressaltando mais uma vez a vital importância da contribuição do negro para a formação cultural de nossa gente.

Contribuição essa que se estende através do tempo, na obra de compositores como Moacir Santos,nosso outro homenageado da tarde, pernambucano radicado no Rio de Janeiro, tido como um dos maiores mestres da nossa música popular. Foi assistente do compositor alemão Hans Joachim Koellreuter e professor de músicos como Baden Powell, Paulo Moura, João Donato, Nara Leão, Roberto Menescal, Sérgio Mendes e outros importantes nomes da música brasileira.

Fazendo o espetáculo ainda mais especial, contaremos com a participação do coral da UFF, da Camerata Laranjeiras e da orquestra de cordas do projeto social da Grota do Surucucu, cujos integrantes seguem os passos de José Maurício, Moacir Santos e tantos outros que construíram a glória musical do Brasil.

ORQUESTRA DE SOLISTAS DO RIO DE JANEIRO

Fundada em 12 de Setembro de 2005 a OSRJ é uma Orquestra de Câmara composta por jovens e talentosos músicos atuantes no cenário da música de câmara e sinfônica do Rio de Janeiro. Desde o ano de sua fundação a OSRJ vem oferecendo em sua temporada anual de concertos um abrangente repertório camerístico para diversas formações instrumentais. Estréia de obras de compositores brasileiros e estrangeiros, música popular e música clássica, concertos a preços populares e entrada franca, a OSRJ tem um compromisso com a qualidade e com o público.

Grandes nomes da música de concerto e popular vêm se apresentando juntamente com a OSRJ: Wagner Tiso,Daniel Guedes, Márcio Malard, Rildo Hora, Carlos Malta, Guinga, Leo Gandelman, Lula Galvão, Leila Pinheiro, Elba Ramalho, Jaime Alem, Época de Ouro, Teresa Cristina, Mirna Rubim, Soraya Ravenle, Nelson Sargento entre outros renomados artistas.Desde o ano da sua fundação, a OSRJ vem oferecendo em sua temporada anual de concertos um abrangente repertório para diversas formações.

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00 Clique aqui

SERVIÇO

ORQUESTRA DE SOLISTAS DO RIO DE JANEIRO
Data: 20/11/2016
Local: Igreja da Candelária
Praça Pio X s/n – Centro Rio de Janeiro -RJ
Horário: 16 horas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.