BANDA TRAKITANA

Tempo de leitura: 1 minuto

A Banda Trakitana surgiu a partir da vontade de seus integrantes em transportar a energia de uma performance musical de rua para um conjunto de forró. O forró é uma dança popular de origem nordestina. Esta dança é acompanhada de música, que possui o mesmo nome da dança. A música de forró possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil. … De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX.

Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.

Origem do nome

A origem do nome forró tem várias versões, porém a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo. Segundo ele, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra.

Uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. Esta é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade.

Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso. Foram os migrantes nordestinos que espalharam o forró, principalmente nas décadas de 1960 e 1970.

Atualmente, existem vários gêneros de forró: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra.

Fonte: Sua pesquisa

Seja um apoiador do Giro 0800 e ganhe vários prêmios EU QUERO 

SERVIÇO

BANDA TRAKITANA
Data: 21/04/2018
Local: Lapa Esquina
Endereço: Rua Joaquim silva, 141
Lapa – Rio de janeiro – RJ
Horário: 21h30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *