TERREIRADA CEARENSE

Tempo de leitura: 1 minuto

A Terreirada Cearense é inspirada na cultura popular da região do Cariri-CE, Geraldo Junior, desenvolve um espetáculo musical com canções autorais, músicas da cultura popular tradicional e grandes clássicos da música popular brasileira, que refletem toda a beleza e diversidade da cultura brasileira e de sua região, o Cariri. Forró de raiz, cocos, peças de reisado, música cabaçal, cantoria.

GERALDO JUNIOR

Cantor, compositor, instrumentista e brincante, Geraldo Junior canta antes de tudo, a sua terra natal, o Cariri. Acompanhado por grandes músicos de várias regiões do pais, o poeta serve-se tanto de elementos tradicionais como de novas tecnologias para “processar” diversas linguagens: Música de terreiro, peças de reisado, música cabaçal de bandas de pífano, coco, samba, cantoria, benditos, a chamada world music, música virtual, eletrônica, digital… expandindo e ampliando as possibilidades de sua expressão. Tudo isso em um espetáculo de música, dança e performance!

Um dos principais ritmos executados nas festas juninas, o coco é uma das tradições da cultura nordestina. Marcado pela leva dos instrumentos de percussão – ganzá, surdo, pandeiro e triângulo – o estilo gera controvérsia quanto à sua verdadeira origem. A modalidade musical teria sido inspirada pelo ritmo em que os cocos eram quebrados após sua extração. Estudiosos defendem que o ritmo nasceu em Pernambuco, nas proximidades da divisa com Alagoas. Porém, alagoanos e paraibanos também reivindicam a “paternidade” da manifestação folclórica. Carregando influências indígenas e africanas, a dança segue uma estrutura básica, com algumas variações. Frequentemente chefiadas pelo mestre cantador, que costuma a puxar as músicas, as rodas são iniciadas com os participantes enfileirados. Após o emparelhamento, os dançarinos acompanham o ritmo dos instrumentos com palmas e sapateados.

Fonte: brasilimperdivel 

SERVIÇO

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00 Clique aqui 

TERREIRADA CEARENSE
Data: 07/07/2018
Local: Quinta da Boa Vista
São Cristovão – Rio de janeiro – RJ
Horário: 12 horas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *