TIA MARIA RAINHA DO JONGO

Tempo de leitura: 2 minutos

Tia Maria Rainha do Jongo. Quase ninguém a conhece pelo nome de batismo, Maria de Lourdes Mendes. Ela atende mesmo por Tia Maria do Jongo, o sobrenome artístico emprestado da manifestação cultural que a rodeava desde que saiu da barriga da mãe, e que luta há quase um século para manter viva, ao longo de seus 97 anos de jongueira.

Tia Maria é a grande patrona do jongo no Rio, tradição de raiz africana que une canto, dança e toque de tambor e que era praticada em senzalas do sudeste do país.

O jongo influenciou decisivamente o nascimento do samba no Rio de Janeiro. No início do século 20 o jongo era o ritmo mais tocado no alto das primeiras favelas pelos fundadores das escolas de samba antes mesmo do samba nascer e se popularizar. Os antigos sambistas da velha guarda das escolas de samba realizavam rodas de jongo em suas casas. Nessas festas visitavam-se uns aos outros, recebendo também jongueiros do interior.Os versos do partido-alto e do samba de terreiro são inventados na hora pelo improvisador. Esse canto de improviso nasceu das rodas de jongo. A umbigada, que na língua quimbundo se chama “semba”, originou o termo samba e também faz parte do samba primitivo. A “mpwita”, instrumento congo-angolano presente no jongo, é a avó africana das cuícas das baterias das escolas de samba.

Viva Tia Maria! Viva o Jongo! Com imenso prazer e felicidade, que o Grupo Cultural Jongo da Serrinha e a Areninha Carioca Hermeto Pascoal vem fazer uma linda homenagem a matriarca da serrinha, a nossa querida e amada Maria de Lourdes Mendes, a nossa Tia Maria! O espetáculo musical “Tia Maria – Rainha do Jongo da Serrinha” conta a história de sua vida e sua trajetória, desde de suas raízes no jongo e no samba e da fundação da grande escola de samba Império Serrano.

“O nosso jongo tem harmonia, na Balaiada em casa de Vó Maria, o caxambu toca até o raiar do dia, eu danço jongo umbigando com Sá Maria”.

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00, conheça o projeto EU QUERO 

SERVIÇO:

TIA MARIA RAINHA DO JONGO
Data: 08/12/2018
Local: Areninha Carioca Hermeto Pascoal
Endereço: Praça primeiro de Maio, s/nº,
Bangu – Rio de janeiro – RJ
Telefone: 3463-4945
Horário: 19 horas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *