LIA DE ITAMARACÁ

LIA DE ITAMARACÁ

Tempo de leitura: 2 minutos

Lia de Itamaracá cirandeira da ilha de Itamaracá, próxima a Recife, ficou conhecida desde a década de 60, quando a cantora Teca Calazans divulgou por volta de 1962 a quadra “Esta ciranda quem me deu foi Lia que mora na ilha de Itamaracá”. Uma dos 14 filhos de um agricultor e uma empregada doméstica, nasceu em Recife e desde a infância cantava e dançava cirandas, tendo gravado o primeiro disco, “A Rainha da Ciranda”, em 1977.

Nessa época chegou a aparecer no programa Fantástico, da Rede Globo. Porém não seguiu a carreira artística, sumindo da mídia e indo trabalhar como merendeira em uma escola estadual de sua cidade. Uma das últimas representantes da tradição de cantar e dançar cirandas, na década de 90, o produtor Beto Hees a redescobriu e a convidou para participar do festival Abril Pro Rock em 1998. Gravou o segundo álbum em 2000, o CD “Eu Sou Lia”, lançado inicialmente pela Ciranda Records e depois pela Rob Digital, que vendeu cerca de 5 mil cópias.

A partir dessa redescoberta passou a se apresentar em diversas capitais e ministrar workshops, além de cantar regularmente em restaurantes e bares de Itamaracá. Chegou a se apresentar Europa, cantando na Suíça, Espanha, Itália, França e Alemanha. Seu disco foi lançado na França, chamando a atenção da imprensa internacional, sendo apontada pelo New York Times como uma “diva da música negra”. Em 2008 lançou o terceiro CD, “Ciranda de Rítmos”. É casada com um de seus músicos acompanhantes, de nome Antônio.

Populário é um encontro de culturas populares no Rio de Janeiro idealizado pela Casa Porto e pelo movimento Festejos Cariocas. Em sua primeira edição, convida Luiz Antonio Simas com uma aula pública sobre folguedos populares (16h), shows de Lia de Itamaracá (17h) e de Lucio Sanfilippo (19h), finalizando com apresentação do Tambor de Cumba (21h) no Largo de São Francisco da Prainha, em plena Pequena África, entre a Praça Mauá e o Cais do Valongo.

Fonte: cantorasdobrasil 

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00, conheça o projeto Clique aqui 

Conheça o nosso canal no Telegram, se inscreva totalmente grátis Eu Quero 

LIA DE ITAMARACÁ
Data: 07/10/2017
Local: Largo de São Francisco da Prainha
Saúde – Rio de janeiro – RJ
Horário: 12 h às 22 h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.