O CHORO DO ANACLETO

O CHORO DO ANACLETO

Tempo de leitura: 1 minuto

Este ano vamos prestar uma homenagem aos 150 de nascimento de um dos principais nomes da música brasileira, Anacleto Augusto de Medeiros! Na forma de uma roda de choro sempre com um convidado especial. Nesta edição o convidado será o trompetista Nailson Simões! A curadoria é do músico e pesquisador Oscar Bolão, producão de Fernanda Vogas e José Lavrador, e o grupo fixo de músicos que conta com Pedro Amorim (Bandolim); Jayme Vignoli (Cavaquinho); Luiz Flavio Alcofra (Violão) e Gabriel Leite (Pandeiro).

Filho de uma escrava liberta, Anacleto de Medeiros começou na música tocando flautim da Banda do Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro. Aos 18 anos foi trabalhar como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional, e ao mesmo tempo matriculou-se no Imperial Conservatório de Música.

Nessa época já dominava quase todos os instrumentos de sopro, e tinha especial preferência pelo saxofone. Fundou, entre os operários da tipografia, o Clube Musical Gutemberg, iniciando aí sua função de organizador de conjuntos musicais.

Formou-se no Conservatório em 1886, época em que organizou a Sociedade Recreio Musical Paquetaense, em Paquetá, seu bairro natal, e começou a compor algumas peças sacras. Em seguida suas composições passaram a ser mais populares. Aos poucos foi criando fama como compositor, e suas peças passaram a ser executadas em bandas de todo o país.

SERVIÇO

O CHORO DO ANACLETO

Data: 10/01/2016
Local: Casa de Artes Paquetá
Endereço: Praça São Roque, 31
Ilha de Paquetá – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 13 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.