SHOW CAETANO VELOSO DE GRAÇA

Tempo de leitura: 2 minutos

O Mestre Caetano Veloso vai participar do Festival Todo Mundo tem direitos. Um mega festival colaborativo com sete espaços simultâneos de circo, teatro, poesia, rima, música, cinema e rodas de conversa. O ano de 2015 foi de muitos retrocessos, mas também de fortes resistências por todo o país. Estão em jogo os direitos das mulheres, dos indígenas, da juventude, dos trabalhadores, das muitas formas de família, dos usuários de saúde pública, dos estudantes, dos jovens negros. A nossa resposta será no dia 10 de dezembro, dia internacional dos Direitos Humanos, com cultura, amor e muita luta!

Com uma carreira que já ultrapassa quatro décadas, Caetano construiu uma obra musical marcada pela releitura e renovação e considerada amplamente como possuidora de grande valor intelectual e poético. Embora desde cedo já tivesse aprendido a tocar violão em Salvador, escrito entre os anos de 1960 e 1962 críticas de cinema para o Diário de Notícias e conhecido o trabalho dos cantores de rádios e dos músicos de bossa nova (notavelmente João Gilberto, seu “mestre supremo” e com quem dividiria o palco anos mais tarde), Caetano iniciou seu trabalho profissionalmente apenas em 1965, com o compacto “Cavaleiro/Samba em Paz”, enquanto acompanhava a irmã mais nova Maria Bethânia por suas apresentações nacionais do espetáculo Opinião, no Rio de Janeiro..

Nessa década, conheceu Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé, participou dos festivais de música popular da Rede Record e compôs trilhas de filmes. Em 1967, saiu seu primeiro LP , Domingo, com Gal Costa, e, no ano seguinte, liderou o movimento chamado Tropicalismo, que renovou o cenário musical brasileiro e os modos de se apresentar e criar música no Brasil, através do disco Tropicália ou Panis et Circencis, ao lado de vários músicos. Em 1968, face ao endurecimento do regime militar no Brasil, compôs o hino “É Proibido Proibir”, que foi desclassificado e amplamente vaiado durante o III Festival Internacional da Canção. Em 1969, foi preso pelo regime militar e partiu para exílio político em Londres, onde lançou o disco Caetano Veloso (1971), disco com temática melancólica e com canções compostas em inglês e endereçadas aos que ficaram no Brasil.

Fonte Wikipédia

Festival Todo Mundo tem direitos

SERVIÇO

SHOW CAETANO VELOSO DE GRAÇA

Data: 10/12/2015
Local: Parque de Madureira
Endereço: Rua Soares Caldeira, 115 (atrás do shopping Madureira)
Madureira – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 19 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *