MUSEU DE ASTRONOMIA

MUSEU DE ASTRONOMIA

Tempo de leitura: 3 minutos

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) é espaço de múltiplas atividades: instituição pública federal criada em 1985, no Rio de Janeiro, trabalha com a história científica e tecnológica do Brasil, ao mesmo tempo em que promove e estuda a divulgação e a educação em ciências.

A boa pedida para aproveitar o sábado (16) e o domingo (17) é conhecer muitas curiosidades sobre o Universo com as atividades oferecidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). As atrações grátis são voltadas para crianças, jovens e adultos curtirem momentos de lazer em ambiente de muita interação.

Para curtir bem o programa, a dica é chegar logo após a abertura do MAST, às 14h, e conhecer as exposições com destaque para a mostra As Estações do Ano: Terra em Movimento Exposição. Com foco na Astronomia básica, a exposição aborda temas como os ciclos das estações do ano e fases da Lua por meio de aparatos interativos 3D, vídeos e painéis, além de contar com uma bela cenografia de céu.

No sábado, a partir das 15h, arte, cultura e cinema se encontram na sessão do Cine Ciência. Com o tema ‘A quem pertence uma obra de arte?’ a atração – sugerida para adultos e crianças a partir dos 12 anos -vai exibir o filme A Dama Dourada, que conta a história de Maria Altmann e sua luta para recuperar a obra Retrato de Adele Bloch-Bauer (uma das mais famosas e mais valiosas pinturas do mundo, de autoria do austríaco Gustav Klimt – 1862-1918), roubada da família pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Após a exibição do filme, será realizado um interessante debate com o museólogo Márcio Rangel (MAST) e Rosângela Pertile (autora do blogue sobre artes e ciências ‘Um Café Por Favor’) que vão discutir sobre os acervos de museus e questões como roubos e apropriações de obras de arte.

No domingo também é dia de visitar o MAST e de conferir exposições como a Visões da Luz, uma mostra interativa, que trata de várias temáticas relacionadas à luminosidade por meio de painéis com textos, fotografias e esquemas, instrumentos científicos do acervo do Museu, maquetes, objetos, registros fotográficos de determinados momentos históricos da Astronomia e alguns aparatos interativos. A partir das 15h, o público vai poder participar do Planetário Inflável Digital. Numa cúpula inflável são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. Nas sessões deste domingo, cujo tema será Missões Espaciais, o mediador Jackson de Farias falará sobre corpos celestes que já foram alcançados ou estudados pela tecnologia humana, tais como luas, planetas e asteroides.

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00, conheça o projeto EU QUERO

SERVIÇO

MUSEU DE ASTRONOMIA
Datas: 16/02 e 17/02/2019
Local: Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Local: Rua General Bruce, 586
São Cristóvão – Rio de janeiro – RJ
Tel: 3514-5299 e 3514-5229
Horário: 14 h às 18 horas

PROGRAMAÇÃO:

SÁBADO 16/02

Visita às exposições internas do Museu de Astronomia

– 16h

Cine Ciência – 15h

Tema: ‘A quem pertence uma obra de arte?’ – Exibição do filme A Dama Dourada, seguida de breve debate – Sugerido para adultos e crianças a partir dos 12 anos

DOMINGO 17/02

Visita às exposições internas do Museu de Astronomia

Planetário Inflável – ‘Missões Espaciais’ – 15h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.