MUSEU DE ASTRONOMIA

Tempo de leitura: 3 minutos

O Museu de Astronomia é uma boa opção de programa fora da rotina do fim de semana é conferir as atrações oferecidas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). São várias atividades gratuitas para crianças, jovens e adultos curtirem as tardes de sábado (24) e domingo (25) com bastante entretenimento e cultura, que incluem observação do céu, planetário inflável, visita orientada e oficina de construção de brinquedos.

Para aproveitar bem essa experiência, a recomendação é chegar logo após a abertura dos portões, às 14h, e começar visitando as exposições do MAST, com destaque para as doze belíssimas gravuras inspiradas em mapas antigos da mostra Anna Bella Geiger – Local da Ação. Estas obras de arte expostas têm relação com pesquisas realizadas no MAST sobre cartografias e também com o acervo da exposição permanente Olhar o Céu, Medir a Terra, com mapas e instrumentos científicos que representam a contribuição da ciência para a configuração territorial do Brasil.

Às 15h começa a Visita Orientada desse sábado, que traz o tema Pegando Onda no Interior da Terra. Nesta ação, os mediadores do MAST falarão sobre a intensa atividade que ocorre nas profundezas do nosso planeta e também a respeito da área da ciência que a estuda especialmente os terremotos, a Sismologia. Os visitantes serão conduzidos a uma metafórica viagem ao centro da Terra para saber como ela funciona por dentro e vão conhecer as histórias que os instrumentos antigos do Observatório Nacional têm para nos contar. Os pequenos vão ficar sabendo que todos os dias a superfície do planeta se move e muda um pouco. Em alguns lugares esse movimento é sentido com mais intensidade, na forma de terremotos.

Já às 16h, começa a oficina Faça Você Mesmo com o tema Mancala: o jogo de tabuleiro mais antigo do mundo. Nesta atividade, o visitante vai aprender a construir este brinquedo, cuja origem aconteceu há cerca de 7 mil anos, na África, quando era conhecido como o jogo das sementes ou da semeadura. Trata-se de um jogo de tabuleiro que alude ao trabalho dos agricultores: o ciclo de cultivo de solos, semeadura, colheita e armazenamento. Espalhados por todo o continente africano, e, mais recentemente, por todo o mundo, estes jogos ficaram conhecidos pelo nome da família Mancala, que o disseminou pelo continente africano.

E depois dessa oficina, que tal ver mais de perto o astro-rei? Com o Programa de Observação do Sol, os visitantes vão poder analisá-lo de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. Já no fim da tarde, acontece a Programa de Observação do Céu, que por meio de uma luneta construída no início do século XX, é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia. Em caso de chuva ou de tempo nublado, estas atividades serão suspensas.

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00, conheça o projeto EU QUERO

SERVIÇO

MUSEU DE ASTRONOMIA
Datas: 24/11 e 25/11/2018
Local: Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Local: Rua General Bruce, 586
São Cristóvão – Rio de janeiro – RJ
Tel: 3514-5299 e 3514-5229

PROGRAMAÇÃO:

SÁBADO 24/11

Funcionamento do Museu: das 14h às 20h

Visita Orientada – 15h – ‘Pegando Onda no Interior da Terra’ (serão distribuídas 50 senhas a partir das 14h30)

Faça Você Mesmo – 16h – ‘Mancala: o jogo de tabuleiro mais antigo do mundo'(serão distribuídas 30 senhas a partir de 15h30)

Observação do Sol – das 15h às 17h

Observação do Céu – das 17h30 às 20h

DOMINGO 25/11

Funcionamento do Museu: das 14h às 18h

Visita às exposições internas do Museu de Astronomia

Planetário inflável – 15h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *