MUSEU DE ASTRONOMIA

MUSEU DE ASTRONOMIA

Tempo de leitura: 4 minutos

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) é espaço de múltiplas atividades: instituição pública federal criada em 1985, no Rio de Janeiro, trabalha com a história científica e tecnológica do Brasil, ao mesmo tempo em que promove e estuda a divulgação e a educação em ciências.

Quem quer conhecer fenômenos astronômicos ou simplesmente se interessa pelas maravilhas do céu não pode perder a programação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) para este sábado (29) e domingo (30). São atividades gratuitas especialmente elaboradas para popularizar a ciência e entreter os visitantes com um conteúdo divertido e de fácil entendimento. Para iniciar essa jornada de conhecimento a dica é chegar as 14h e conhecer o espaço imersivo do novo Centro de Visitantes. Com as imagens projetadas em um ambiente virtual, o público tem a possibilidade de saber um pouco sobre a história da Astronomia.

Neste sábado (29), a partir das 14h30, será hora de desbravar a exposição O Eclipse – Einstein, Sobral e o GPS com a Visita Mediada para conhecer os detalhes da mostra que celebra os 100 anos do eclipse da cidade cearense de Sobral. A exposição utiliza a interatividade e recursos multimídia para contar a história dessa efeméride. Na Sala do Eclipse, por exemplo, aparatos audiovisuais dão ao visitante a sensação de serem transportados no espaço e no tempo até o acampamento dos cientistas naquela cidade do Norte do Ceará, há um século, e vivenciar a experiência de participar do momento que foi fundamental para a confirmação da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein.

O público também terá uma oportunidade de ver de perto alguns meteoritos expostos no hall do Prédio Anexo do MAST. A iniciativa integra a programação do Asteroid Day, evento anual que relembra a queda de um objeto espacial na cidade de Tunguska (Sibéria), provocando uma grande explosão e devastando uma área de milhares de quilômetros quadrados. Para os pequenos entenderem mais sobre este assunto, às 15h a edição do Ciclo de Palestras Mirim trará o tema Garotada no Asteroid Day abordando tudo sobre esses estilhaços sólidos que se movimentam no espaço sideral.

O evento conta com a participação de jovens pesquisadores de vários colégios de ensino fundamental e médio que tiveram seus trabalhos em destaque na XII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (FECTI) do Rio de Janeiro, em 2018. Já às 16h, haverá a palestra Fragmentos cósmicos: Uma breve história sobre os meteoritos, trazendo um debate com o professor Marcelo Fernandes, coordenador da Rede Rio Astronomia. Ele vai apresentar algumas das peças da sua coletânea de meteoritos.

No fim do dia, às 17h30, acontece uma das atrações de maior sucesso no MAST: o Programa de Observação do Céu. Para orientar os visitantes, nossos mediadores realizam a breve palestra chamada Céu do Mês para apresentar ao público o que está visível para a observação. Logo após, todos são convidados a contemplar o céu por meio por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

No domingo (30), é dia de Planetário Inflável Digital. Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h e 17h, e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00, conheça o projeto EU QUERO

SERVIÇO

MUSEU DE ASTRONOMIA
Datas: 29/06 e 30/06/2019
Local: Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Local: Rua General Bruce, 586
São Cristóvão – Rio de janeiro – RJ
Tel: 3514-5299 e 3514-5229
Horário: 14 h às 19 horas

PROGRAMAÇÃO:

SÁBADO 29/06 – Funcionamento do Museu: das 14 horas às 19 horas

– Visita Mediada à exposição O Eclipse – Einstein, Sobral e o GPS – 14h30

– Ciclo de Palestras Mirim – Garotada no Asteroid Day – Auditório do Prédio Anexo -15h

– Asteroid Day – Exposição de Meteoritos e Palestra Fragmentos cósmicos: Uma breve história sobre os meteoritos, com Marcelo Fernandes, coordenador da Rede Rio Astronomia – Hall do Prédio Anexo -16h

– Programa de Observação do Céu – Luneta Equatorial 21 – das 17h30 às 20h

DOMINGO 30/06 – Funcionamento do Museu: das 14h às 18h

– Visita às exposições internas do Museu de Astronomia

– Planetário Inflável – 15h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.