AMIGOS DO SAMBA

AMIGOS DO SAMBA

Tempo de leitura: 1 minuto

O projeto “Amigos do Samba” capitaneado pelo integrante da ala de compositores da Portela Enilson Pires e pelo jornalista Alexandre Nadai recebe as cantoras Sandra Portella e Flavia Saolli, no Espaço Catete, nesta quinta-feira, 27 de junho, às 18h30. E o melhor, a entrada é gratuita.

Enilson e Nadai contam ainda com um time de craques com Rodrigo Pirikito no cavaquinho, Ruy Ipanema no violão, Altair Monteiro na voz e no tantan, Milani na voz e no surdo e Marcinho Sorriso na voz e pandeiro e Jorge Maia na bateria.

O samba é considerado por muitos críticos de música popular, artistas, historiadores e cientistas sociais como o mais original dos gêneros musicais brasileiros ou o gênero musical tipicamente brasileiro. A despeito da centralidade ou não do samba como gênero musical nacional, sua origem (ou a história de sua origem) nos traz o registro de uma imensa mistura de ritmos e tradições que atravessam a história do país.

O samba originou-se dos antigos batuques trazidos pelos africanos que vieram como escravos para o Brasil. Esses batuques estavam geralmente associados a elementos religiosos que instituíam entre os negros uma espécie de comunicação ritual através da música e da dança, da percussão e dos movimentos do corpo. Os ritmos do batuque aos poucos foram incorporando elementos de outros tipos de música, sobretudo no cenário do Rio de Janeiro do século XIX.

Fonte: historiadomundo 

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00, conheça o projeto EU QUERO 

SERVIÇO

AMIGOS DO SAMBA
Data: 27/06/2019
Local: Espaço Catete
Endereço: Rua do Catete , 97
Catete- Rio de Janeiro -RJ
Horário: 18h30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.