BLOCO FALA MEU LOURO

Tempo de leitura: 2 minutos

O Bloco Fala Meu Louro convida para a sua roda de samba. Registrado em EM 1938, o bloco Fala meu louro é um dos mais antigos blocos do Rio de Janeiro e é hoje um ponto de resistência Histórica e Cultural da Região. O que poucos sabem é que a Marchinha, esse ritmo que atrai Multidões, foi criada pelo Bloco Fala Meu Louro! Não temos registros exatos de quando essa primeira marchinha foi criada, mas sabemos que ela foi gravada em 1919.

Foi também o Fala Meu Louro o primeiro bloco a gravar um disco com suas marchinhas, com composições de ninguém menos que José Barbosa da Silva, o Sinhô! Sinhô não perdia nenhuma roda de samba na casa da saudosa baiana Tia Ciata, e lá também encontrava outros grandes sambistas como João da Mata, Donga, Hilário Ferreira.

E foi em um desses em encontros que Sinhô se irritou quando Donga, em 1917, registrou um samba de Sinhô como sendo dele a autoria. Foi o ainda chamado de samba carnavalesco Pelo Telefone (que na casa da Tia Ciata era entoado com o nome de O Roceiro), o estopim da confusão. A partir daí, uns tomam partido daqui, outros sambistas tomam partido de lá e inicia-se uma fase onde os sambas eram inteligentes e bem compostas provocações entre os sambistas.

E mais uma vez, a nossa história sobrevive das conversas nos bares, dos contos e causos, contados por nossos avós e bisavós. Nosso bloco é rico, histórico e merece ir para a rua. Reviver a história e voltar a ser um pólo de alegria e educação para toda a comunidade. Temos a riqueza cultural nas mãos. Essas mãos são capazes de mudar o rumo do futuro aproveitando toda a riqueza de nosso passado.

Convidamos a todos a um mergulho em nossa história para nos orgulharmos a cada dia de fazer parte da que há de mais rico em nossa cidade. Podemos dizer sim que somos cariocas de verdade. Cariocas de raiz.

Fala, meu louro / Deixa o meu louro falar / Esse louro é bastante inteligente / e fala como gente /o Atília vai ganhar / Esse louro, além de inteligente, é diferente outro igual eu nunca vi / a asa branca, o bico azul…/ esse louro é Atília pra xuxu.

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00 Clique aqui 

SERVIÇO

BLOCO FALA MEU LOURO
Data: 25/11/2018
Local: Quadra Fala meu Louro
Endereço: Rua Waldemar Dutra, 19
Santo Cristo – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 16 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *