FEIJOADA E RODA DE SAMBA DA TIA SURICA

FEIJOADA E RODA DE SAMBA DA TIA SURICA

Tempo de leitura: 1 minuto

Feijoada e Roda de Samba da Tia Surica. Cantora, Pastora da Velha-Guarda da Portela. Aos quatro anos de idade desfilou pela primeira vez na Ala das Baiana da Portela. Adepta do candombrlé baiano, é filha de santo da yolorixá Olga de Alaketu.

Também conhecida como Tia Surica, é uma das legendas vivas da escola de Madureira, além de cozinheira afamada. Organizou em sua casa rodas de samba regadas a quitutes e feijoadas, sempre freqüentada por pessoas da comunidade e artistas da MPB, entre eles, Paulinho da Viola, Marisa Monte, Beth Carvalho e Ivan Milanez, da Velha-Guarda do Império.

Sua casa é conhecida carinhosamente como “Cafofo da Surica”. No ano de 2004, ao lado de Tia Doca e Tia Eunice, foi uma das protagonistas do curta-metragem “Batuque na cozinha”, de Anna Azevedo.

Peça principal na revitalização do “Feijão da Tia Vicentina” que originou a “Feijoada da Família Portelense” e por conseguinte as feijoadas das demais escolas, Tia Surica mantém a equipe chamada “Cafofo da Surica” mas que se autodenominam “suriquetes” que faz sua famosa feijoada agregada ou não às suas participações musicais – Um grupo de pessoas todas acima dos 50 anos com o qual ela tem a preocupação de sempre manter, não só pelo conhecimento que têm desse ofício mas para garantir-lhes trabalho. Permaneceu durante 10 anos no Teatro Rival, sempre aos sábados, com sua feijoada, roda de samba e atrações convidadas.

É conselheira do Centro Cultural Cartola, atualmente Museu do Samba, idealizado pela atual secretária de cultura do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Deliberativo do GRES Portela.

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00, conheça o projeto EU QUERO 

SERVIÇO

FEIJOADA E RODA DE SAMBA DA TIA SURICA
Data: 11/01/2020
Local: G.R.E.S Difícil é o Nome
Endereço: Dom Helder Câmara, 6990
Pilares – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 14 horas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.