PAGODE DO NADAI

PAGODE DO NADAI

Tempo de leitura: 2 minutos

Pagode do Nadai. Alexandre Nadai é produtor, jornalista, poeta, sambista, roteirista, compositor, cineasta e cantor e comanda os Velhos Malandros. O projeto Velhos Malandros surge com a proposta de revitalização e resgate da história do Samba, para diferentes gerações e vertentes, contribuindo, com isso, para a criação de uma consciência de preservação do patrimônio histórico e cultural brasileiro, em defesa dos bens culturais que envolvem as matrizes do Samba, com a participação de artistas e representantes de comunidades afro-brasileiras.

No repertório, Alexandre Nadai e o Samba Zé Samba cantam o melhor do samba de raiz, com sucessos de Noca da Portela, Candeia, Padeirinho, Zé Luiz do Império Serrano, Nei Lopes, Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, João Nogueira, Adilson Bispo, Roberto Serrão, Pecê Ribeiro, Zé Roberto, Wanderley Monteiro, entre outros.

O Malandro: uma figura criada pelos sambistas

Os primeiros sambistas do Estácio e da Lapa – bairros do centro do Rio – falavam de um certo carioca, aquele meio marginalizado da sociedade, mas que usava terno branco de linho inglês, chapéu de palha, calçado branco e preto, camisas em listras horizontais coloridas, navalha no bolso, que sobrevivia às custas de algum esquema ou golpe. O jogo de cartas, a “gigolagem” (táticas de conquista baratas para usufruir dos bens e do dinheiro de mulheres em geral), pequenos estelionatos, alguma forma de ganhar dinheiro, sem grandes esforços ou em algum emprego formal, fizeram a fama deste carioca descrito nos sambas de Moreira da Silva, Wilson Baptista e Geraldo Pereira, entre outros geniais sambistas da época – anos 1930 e 1940. Mas este mesmo tipo, no entanto, era extremamente sedutor, galante, cavalheiro e um amante dos mais desejados pelas mulheres.

Fonte: Sambabook

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00, conheça o projeto Clique aqui 

Conheça o nosso canal no Telegram, se inscreva totalmente grátis Eu Quero 

Nesta edição o convidado será o mestre Noca da Portela

SERVIÇO

PAGODE DO NADAI
Data: 29/09/2019
Local – Feira da Glória (Bacalhau do Mazzaroppi)
Glória – Rio de Janeiro – RJ
Horário – 12 h às 16 h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.