REPÚBLICA DO SAMBA

REPÚBLICA DO SAMBA

Tempo de leitura: 2 minutos

República do Samba. Há 20 anos, o projeto República do Samba opera como multiplataforma da cultura do samba. E como multiplataforma se utiliza de várias linguagens e diversas áreas do conhecimento.

Por esta razão, o projeto República do Samba, 20 anos: audiovisual, jornalismo e música, no dia 15 de dezembro de 2019, abrirá com a Oficina República Literária do Samba (cuja estrutura pedagógica lança mão de música e esquete teatral), na sequência teremos palestra do jornalista Mauro Viana sobre as ações sócio-culturais da Associação Cultural República do Samba no Estado do Rio de Janeiro.

Entre estas ações, constam: 1) SAL DO SAMBA, anos 2000 ou Século XXI: A retomada da Pedra do Sal 2) Baluartes de Turiaçu: Os artistas do Samba recuperam o prestígio do bairro de Turiaçu em 2006. 3) Varandão da Tia Rosa nas Comunidades de Nova Iguaçu 4) Trem da Harmoniosa Destino Baixada: O samba como ligação entre as 13 cidades da Baixada Fluminense 5) República do Samba – Inflexão Negro-Feminina. Homenagens à Comunidade do Samba: Feliz Aniversário Tudo regado a cerveja, sopa de ervilha e roda de samba.

O repertório da Roda de Samba terá todos os compositores da galeria do República do Samba, 20 anos: Walter Alfaiate (Sacode Carola), Claudio Camunguelo (Fingi Que Morri), Darcy da Mangueira (Mundo Encantado de Monteiro Lobato), Seu Xangó da Mangueira (Moro na Roça), Valdir 59, Seu Argemiro, Seu Jair do Cavaquiho, Zé Kety (Portela). A idéia é reproduzir o clima de poesia e festa do clássico PAGODE DA TIA DOCA, (Madureira, anos 80). Tia Doca, Beth Carvalho, entre outras, também fazem parte da galeria do República do Samba, 20 anos. Em tempo: toda história, trajetória e memória do República do Samba, 20 anos sairão em livro. O lançamento do livro República do Samba, 20 anos, está previsto para o dia 2 de dezembro de 2020.

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00, conheça o projeto EU QUERO 

SERVIÇO

REPÚBLICA DO SAMBA
Data: 15/12/2019
Local: CENTRO CULTURAL LAURINDA SANTOS LOBO
Endereço: Rua Monte Alegre, 306
Santa Teresa – Rio de Janeiro – RJ
telefone. (21) 2215-0618
Horário: 12 h às 20 horas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.