RODA DE SAMBA PEDE TERESA

Tempo de leitura: 2 minutos

É com muito orgulho, que a roda de Samba Pede Teresa que começou em um botequim aos pés de Santa Teresa. A intenção da roda de samba  será sempre levantar a bandeira do Samba, com o mais puro respeito, valorizando a nova geração, e jamais esquecendo nossos antigos professores. A Roda de Samba PedeTeresa é um espaço pro indigente, pro rico, pro pobre, pro politizado, pro leigo, pra todos os gêneros e raças, pro trabalhador, pro povo! Um espaço democrático, onde o Samba é respeitado, no meio da histórica Praça Tiradentes. Cor, religião, posição política ou social não é importante neste ambiente.

O BAIRRO DE SANTA TERESA 

O bairro de Santa Teresa surgiu a partir do convento de mesmo nome, no século XVIII. Foi, inicialmente, habitado pela classe alta da época, numa das primeiras expansões da cidade para fora do núcleo inicial de povoamento português, no Centro da cidade. Surgiram, então, vários casarões e mansões inspirados na arquitetura francesa da época, muitos dos quais estão em pé até hoje. O bairro de Santa Teresa recebeu, ao longo de toda sua existência, muitos imigrantes europeus.

Por volta de 1850, a região foi intensivamente ocupada pela população que fugia da epidemia de febre amarela na cidade. Por ficar num local mais elevado, a região era menos atingida pela epidemia do que os bairros que a circundavam.

Em 1872, surgiria o bonde que se tornou o símbolo do bairro, subindo as Ruas Joaquim Murtinho e Almirante Alexandrino. Inicialmente, o bonde era tracionado por muares. Depois, foi dotado de motores e rede elétrica. Conforme as fotos antigas demonstram, suas cores variavam entre o verde, o prata e o azul, mas passou a ser pintado de amarelo após reclamações de moradores que diziam que o bonde “sumia” em meio à vegetação do bairro.[carece de fontes] O bonde vai do bairro ao Centro da cidade em travessia sobre os Aqueduto da Carioca desde 1896, quando fez sua primeira viagem.

Fonte: Wikipedia 

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00 Clique aqui

Conheça o nosso canal no Telegram, se inscreva totalmente grátis EU QUERO

SERVIÇO

RODA DE SAMBA PEDE TERESA
Data: 24/03/2018
Local: Rua do catete, 97
Catete – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 16 horas.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *