Samba Champa e Coração

Samba Champa e Coração

Tempo de leitura: 1 minuto

Samba Champa e Coração. Samba e Champanhe, essa é a proposta do Samba Champa e Coração. O Champagne é um vinho espumante originário da região de Champagne, que fica a 150 quilômetros de Paris. Historiadores descrevem que o vinho produzido na região de Champagne na França, muitas vezes apresentava uma efervescência natural, que devido a isso as garrafas estouravam, causando prejuízo. A gaseificação natural ocorria devido a precocidade da colheita da uva na região, e o vinho que elaborado era engarrafado antes de sua completa fermentação total.

A bebida foi descoberta há cerca de 344 anos por um monge religioso chamado Dom Pérignon (1638-1715), que era o responsável pelas adegas da Abadia de Hautvilleres, na diocese de Reims na França, onde ficou curioso com a afirmação dos vinicultores de que certos tipos de vinhos fermentavam novamente depois de engarrafados. Essa refermentação do vinho que ocorria dentro das garrafas fechadas provocava a liberação do gás carbônico, provocando pressão que estourava os tampões ou arrebentavam as garrafas. Dom Pérignon então experimentou garrafas mais fortes e utilizou rolhas amarradas com arame, conseguindo obter a segunda fermentação dentro da própria garrafa.

Outro ponto de sua colaboração foi a idéia de realizar o assemblage, que consiste em misturar entre dois ou mais vinhos, podendo até ser entre tintos e brancos. E com o aprimoramento da técnica a fermentação passou a ser controlada por açúcares e fermentos, conseguindo assim um controle sobre a sua efervescência, e elaborando assim um produto mais agradável ao paladar. Conta à história que o monge se surpreendeu ao experimentar a bebida e comentou “estou bebendo estrelas”.

Fonte: enologia

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00. conheça o projeto EU QUERO 

SERVIÇO

SAMBA CHAMPA E CORAÇÃO
Data: 15/06/2019
Local: Champanharia Ovelha Negra
Endereço: Rua Bambina,120
Botafogo -Rio de Janeiro – RJ
Horário: 20 horas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.