SAMBA DA FEIRA

Tempo de leitura: 2 minutos

O Projeto samba da feira tem como finalidade, transmitir alegria através de lindos versos de compositores renomados no universo do samba. O Samba continua o mesmo com o  Grupo Bororó tocando o melhor do nosso samba de raiz e nos intervalos Dj PH sacudindo tudo!

Convidado desta semana:

DIOGO NOGUEIRA

ENGENHO DE DENTRO

1- Origem do nome do bairro: A sua origem remonta à época colonial, quando suas terras eram um engenho de açúcar (engenho de dentro).

2- No século XVIII, a região pertenceu ao mestre de campo João Árias de Aguirre.

3- Com o desmembramento de suas terras, destacou-se a Chácara do Dr. Francisco Fernandes Padilha, que se estendia até o sopé da Serra dos

Pretos Forros.

4- Em 1908, uma fábrica de vidro existente na atual Rua Gustavo Riedel foi transformada em hospital de emergência e, mais tarde, tornou-se o Hospital Dom Pedro II, destinado aos doentes do antigo Hospício da Praia Vermelha.

5- Atualmente, o antigo “Hospital dos Alienados” abriga o Instituto Municipal Nise da Silveira.

6- O que deu impulso à ocupação do bairro foi a abertura da Estrada de Ferro Dom Pedro II, depois Central do Brasil, que trouxe para o bairro as grandes oficinas ferroviárias do Engenho de Dentro que, em 1881, eram consideradas as mais importantes da América Latina.

7- Em 1983, na área das oficinas, foi instalado o Museu do Trem, ou Centro de Preservação Histórica Ferroviária do Rio de Janeiro, com várias relíquias históricas, como a famosa locomotiva “Baronesa” que inaugurou a Estrada de Ferro Mauá.

8- A construção da Linha Amarela, entre 1994 e 1997, possibilitou a ligação dos subúrbios com a Barra da Tijuca e valorizou o bairro.

9- No bairro está situado o Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão).

10- A denominação, delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto No 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do DecretoNo 5280, de 23 de agosto de 1985.

Fonte: Livro “Rio Bairros” de Robson Letiere

Fonte: zonanorteetc 

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00 Clique aqui 

SERVIÇO

SAMBA DA FEIRA
Data: 12/05/2018
Local:  ARMAZÉM DO ENGENHÃO
Endereço: Rua José dos Reis (Ponto de referência: Hospital Memorial)
Engenho de Dentro – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 15 horas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *