SAMBA DO CASTELO

SAMBA DO CASTELO

Tempo de leitura: 2 minutos

O Samba do Castelo acontece em um lugar histórico no Rio de Janeiro.  O Morro de São Januário ou do Castelo como ficou conhecido posteriormente, ficava estrategicamente localizado junto às águas da baía de Guanabara num espaço onde hoje se encontram entre outras, as ruas Graça Aranha, México e Nilo Peçanha bem no centro da cidade. ( localização no mapa adiante ). Após a expulsão dos franceses e morte de seu fundador Estácio de Sá em 1567, seu tio Men de Sá transfere o pequeno povoado da cidade de São Sebastião do Rio de janeiro do seu sítio inicial, entre os morros Cara de cão e Pão de Açúcar, para o alto do Morro do Castelo. Ao lado: Litografia de Vitor front

OBS: O nome Morro do castelo se deve a uma pequena edificação semelhante a um castelinho construído no alto do morro bem no início do seu povoamento.

O núcleo urbano seguia o modelo romano e mulçumano de cidade edificada no alto dos morros e murada na base. De lá de cima era possível avistar grande parte da baía e o movimento de entrada e saída de navios, facilitando a defesa do povoado. Além disso, no alto do morro era mais fresco e ainda havia uma nascente de água potável que abastecia a população, na época de 600 pessoas entre colonos portugueses, jesuítas, Índios catequizados, mamelucos, uns poucos franceses e poucas mulheres.

Desmonte

Em 1920 começa o desmonte do morro com técnicas sofisticadas para a época com uso de engenharia de jatos d’água. No lugar do morro surge a Esplanada do Castelo. Parte de seu aterro foi utilizado para ampliar a região do centro da cidade incluindo a atual Avenida Beira-Mar e aterrar porções do bairro da Urca. A população expulsa do morro do castelo, extremamente pobre e sem alternativa vai engrossar o crescimento das favelas que já se espalhavam por outros morros e subúrbios da cidade.

Fonte: Salacristinageo

Seja um apoiador do Giro 0800, contribua a partir de R$ 1,00 Clique aqui 

SERVIÇO

SAMBA DO CASTELO
Data: 01/04/2017
Local: Bar São Quim
End.: Av. Churchill, nº 60 B – próximo a Maison de France e da Santa Casa.
Centro – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 18 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.