ROLÉ CARIOCA – PAQUETÁ

ROLÉ CARIOCA – PAQUETÁ

Tempo de leitura: 3 minutos

Rolé Carioca – Paquetá. No próximo domingo, 26 de maio, a partir das 9h, os cariocas e os turistas que visitam o Rio de Janeiro vão vivenciar a cidade de forma mais plena e lúdica. Atendendo aos pedidos do público que sempre acompanha os passeios do projeto: o bairro de Paquetá e suas belezas serão desvendados. E é justamente esta experiência que propõe o Rolé Carioca, sistema de difusão de conteúdos históricos e culturais da cidade maravilhosa que está em sua 7ª edição e inicia as atividades de 2019. A atração será conduzida por Rodrigo Rainha – coordenador nacional e professor do curso de História da Estácio – e o historiador William Martins. O ponto de encontro será na Praça XV, em frente às barcas, e este ano, teremos uma novidade: o Rolé terminará com um piquenique coletivo no Parque Darke de Mattos e os organizadores sugerem levar canga e lanche!

Além dos passeios gratuitos, que já reuniram cerca de 25 mil pessoas em mais de 45 roteiros diferentes, atingindo a marca de 1700 quilômetros percorridos desde 2013, o Rolé Carioca engloba outras plataformas, como o portal www.rolecarioca.com.br, onde é possível encontrar todos os roteiros já realizados, além de informações, curiosidades e dados históricos sobre a cidade, propondo a reflexão sobre a relação de seus moradores com o território.

O Rolé Carioca é uma realização do estúdio M’BARAKÁ, com consultoria de conteúdo de Rodrigo Rainha – coordenador nacional e professor do curso de História da Estácio – além do historiador William Martins, mestres de cerimônia do projeto e guias dos passeios). O projeto tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, Estácio e RioCard e conta ainda com o copatrocínio das empresas SHIFT ETT e Cinesystem. Todos os patrocínios foram realizados por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Rolé na Ilha dos Amores

O clima bucólico, com jeito de vila de interior, faz de Paquetá – conhecida como Ilha dos Amores – um dos destinos preferidos do público que acompanha os passeios promovidos pelo Rolé Carioca. Quem contempla sua natureza, com árvores centenárias e belas praias, nem imagina que a Ilha teve uma das ocupações mais antigas do Brasil, quando os franceses tentaram criar, antes mesmo da fundação da cidade do Rio de Janeiro, a sua “França Antártica” na Baía de Guanabara.

No século 19, Paquetá caiu nas graças do Império e foi local de hospedagem frequente de Dom João VI, no Solar Del Rey (hoje a Biblioteca Pública). Foi também na Ilha que viveu, em seus últimos anos, o político e naturalista José Bonifácio, cuja residência segue preservada e em uso. Com o funcionamento regular das barcas, a partir de 1838, Paquetá caiu definitivamente nas graças dos moradores do Rio, que adotaram o local como destino de veraneio.

O nome Paquetá, de origem indígena, significa “lugar com muitas pacas”, já que a ilha era repleta de pacaranas na época dos índios Tamoios (ou Tupinambás). No entanto, outras interpretações sugerem que o nome queira dizer “área com muitas conchas ou pedras” – marca registrada do bairro até hoje. Seja como for, Paquetá apaixona os seus visitantes pelo seu clima retrô, imortalizado pelo romance A Moreninha, do escritor Joaquim Manoel de Macedo, publicado em 1844.

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00, conheça o projeto EU QUERO 

SERVIÇO – Rolé Carioca – Paquetá

Data: 26/05/2019 (domingo)

Hora: 9 horas

Ponto de encontro: Praça XV (saída das barcas)

Gratuito – Não é necessário fazer inscrição

Duração: aproximadamente 2h30

http://www.rolecarioca.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.