CALANGO DEU! OS CAUSOS DA DONA ZANINHA

CALANGO DEU! OS CAUSOS DA DONA ZANINHA

Tempo de leitura: 3 minutos

A peça Calango Deu! Os causos da Dona Zaninha é um espetáculo fruto de pesquisa iniciada em 2007 pela atriz Suzana Nascimento, sobre a cultura popular mineira. Um apanhado de causos, calangos e expressões, crenças e superstições, provérbios, hábitos e benzeções, embalados pelo humor sem vergonha do interior.

Calango é um gênero musical, construído a partir de rimas, que pode significar cantos, músicas instrumentais ou danças. Acontecem mais no âmbito rural, forte em Minas Gerais, mas também tem no estado do Rio, por exemplo. O nome “Calango deu” é um início de alguns calangos: “Calango deu! Calango dá! Tico-tico jogou pedra no gogó do sabiá” e por aí vai. É uma das formas de começar o calango, assim como o “Era uma vez” nas histórias.

A personagem Dona Zaninha (Suzana Nascimento) é inspirada nas simpáticas senhorinhas mineiras – muito religiosas, com seu “pezinho” na benzeção e conhecimentos baseados em suas vivências –, mas é ferina com sua língua que sabe da vida de todo mundo, mas não gosta de “ispaiá”, só “proseia um cadim pruque causo a gente tem que contá”.

Entre um cafezinho e um pedacinho de broa, ou entre uma música e outra, Dona Zaninha recebe os convidados em sua casa e conta causos, como os apertumes dos três Pedros Bós enganados pela prima e assombrados dentro da Igreja; ou do homem unha-de-fome que deixou cair uma nota de 5 reais dentro da privada; ou do padre abismado com os pecados dos paroquianos; ou ainda da mulher que sumiu com um rato embaixo da saia…

Com seu sotaque do interior, Dona Zaninha costura histórias de amor, de assombração, de “bestagens”, de padres e beatas, de “semvergonhice”, enfim, de aprontação daquele povo da sua terra.

“Dona Zaninha nasceu da saudade, de um amor por Minas Gerais e por isso essa vontade tão grande de trazer, de registrar esses causos, essas crenças, esses cantos, que em boa parte só estão na memoria daquelas pessoas, daquele contador, daquela benzedeira, daquele contador. E por isso esse trabalho é uma celebração a essa memoria. É como se a gente pegasse uma compota de doce de leite e trouxesse de lá para cá, para distribuir as colheradas para todo mundo que quisesse”, conta Suzana.

Fonte: Rionoteatro

Sucesso absoluto de público e crítica completou 6 anos de estrada em 2018, tendo passado por vários circuitos e festivais do país, recebendo importantes prêmios. O projeto já realizou mais de 200 apresentações, por 50 cidades brasileiras e já teve mais de 30 mil espectadores!
Dirigido por Isaac Bernat, Calango deu! – Os causos da Dona Zaninha, escrito e interpretado por Suzana Nascimento, é um espetáculo teatral baseado na cultura popular mineira.

Dona Zaninha é uma guardiã desses ricos acervos de memórias – uma genuína contadora de causos, hilária por seu jeito e seu linguajar, mas profunda com suas “sabências” sobre o Tempo.

Seja um apoiador do Giro 0800 a partir de R$ 1,00, conheça o projeto EU QUERO

SERVIÇO:

PEÇA: CALANGO DEU! OS CAUSOS DA DONA ZANINHA
Data: 14/12/2018
Local: Areninha Carioca Hermeto Pascoal
Endereço: Praça primeiro de Maio, s/nº
Bangu – Rio de Janeiro – RJ 
Horário: 19 horas 
Telefone: 3463-4945
Classificação : 12 anos
ENTRADA FRANCA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.