ESPETÁCULO EM HOMENAGEM À CHICA DA SILVA

ESPETÁCULO EM HOMENAGEM À CHICA DA SILVA

Tempo de leitura: 1 minuto

Será realizada apresentação em homenagem à Chica da Silva. O espetáculo ‘Chica’, dirigido pela coreógrafa Carmen Luz e dançado pelos bailarinos Amanda Corrêa, Ana Lucia Gregório, Mayra Avellar, Tássia Gramacho, Alison Moreira e Elton Sacramento, da Cia. Étnica de Dança. Desenvolvido em linguagem multimídia, o espetáculo em homenagem à Chica da Silva aborda livremente a História e o imaginário sobre Francisca da Silva de Oliveira, a Chica da Silva. Realizado a partir de materiais encontrados em extensa pesquisa bibliográfica, documental e de campo, o espetáculo objetiva a reflexão contemporânea sobre as múltiplas representações de Chica da Silva e sobre o corpo negro brasileiro.

A Cia. Étnica de Dança foi criada em 1994, no Rio, e seu trabalho (espetáculos de dança, teatro, vídeos, pesquisas, intervenções, projetos socioculturais em favelas e gestão de equipamentos públicos) investe na criação de um mapa contemporâneo de gestos e movimentos onde convivem e se interpenetram elementos das tradições negro-brasileiras e diversos legados artísticos de diferentes povos e épocas.

Os negros são a maior parcela da população brasileira: de acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios), pretos e pardos são quase 53% dos brasileiros. Apesar disso, ainda são muitos os desafios enfrentados pelos afrodescendentes no dia a dia: salários menores, menos oportunidades de estudo e trabalho, desconfiança policial, entre outros. Diante deste quadro controverso, o Sesc Rio aproveita o Mês da Consciência Negra para discutir questões contemporâneas do negro no Brasil e celebrar o legado afrodescendente na cultura nacional com a programação “ÍMÓ: o despertar da consciência”, que reúne artistas e estudiosos em debates e apresentações culturais.

SERVIÇO

ESPETÁCULO EM HOMENAGEM À CHICA DA SILVA

Data: 09/12/2015
Local: Sesc Nova Iguaçu
Endereço: Rua Dom Adriano Hipólito, 10
Moquetá – Rio de Janeiro – RJ
Informações: (21) 2797-3001
Classificação: 16 anos
Horário: 20 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.